Biografia de Luiz Gonzaga(1912-1989)!

Luiz Gonzaga, o Rei do Baião (1912 – 1989)

 

            Luiz Gonzaga do Nascimento nasceu no dia 13 de dezembro de 1912, na Fazenda Caiçara, povoado do Araripe à 12km de Exu, filho de Januário José dos Santos e Ana Batista de Jesus (Mãe Santana). Foi batizado na matriz de Exu no dia 05 de janeiro de 1913, cuja celebração batismal, foi realizada pelo Pe. José Fernandes de Medeiros. Desde sua infância o pequeno Gonzaga namorava o fole de oito baixos, instrumento este, executado por “Pai Januário” no qual começou seus primeiros acordes.

            “Luiz de Januário” como era conhecido na infância, aos 8 anos de idade substitui um sanfoneiro que falhou no trato em festa tradicional no terreiro de Miguelzinho na Fazenda Caiçara, no Araripe, Exu, a pedido de amigos do pai. Naquela noite o pequeno Lula deleitava-se tocando e cantando a noite inteira, e pensava na possibilidade de Dona Santana deixar ele tocar mais vezes. Luiz Gonzaga tocava feliz porque era a primeira noite que tocava com a permissão de “Mãe Santana”. Naquela noite ele recebeu pela primeira vez o cachê de 20$000 rés. Luiz Gonzaga recorda as palavras de Dona Santana que pareciam ter uma esperança de tocar com sua permissão: “Luiz! Isso é gente pra tocar em dança? (…) E se  o sono der nele pru lá?”  Luiz Gonzaga ia crescendo, com sua simpatia e esperteza conseguiu agradar Sinhô Aires, passando a ser o garoto de confiança do Cel. Sua primeira sanfona era de marca “veado” comprada na loja de Seu Adolfo em Ouricori, Pernambuco, com a fiança do Cel. Manuel Aires de Alencar, o Sinhô Aires, custando 120$000 rés.

            (Em 1915 nasce no Iguatu, Ceará, Humberto Cavalcanti Teixeira que mais tarde se tornaria parceiro de Luiz Gonzaga.

            Em fevereiro de 1921 nasce em Carnaúba, distrito de Pajeú das Flores, José de Sousa Dantas Filho que posteriormente se torna parceiro de Luiz Gonzaga.

            Em 1926 nasce em Gravatá, Pernambuco, Helena das Neves Cavalcanti, futura esposa de Luiz Gonzaga.)

            O futuro de Gonzaga estava realmente na sanfona, profissão posteriormente executada em todo Brasil, graças as observações aos dedos ágeis de “Pai Januário”. Antes de Gonzaga completar 16 anos já era conhecido no Araripe e em toda redondeza. Aos 17 anos o filho de Januário apaixona-se por Nazarena, filha de um Alencar. O padrasto da jovem, o senhor Raimundo Deolindo sabendo da inclinação do jovem sanfoneiro pela menina-moça, resolve impedir o namoro. Luiz Gonzaga muito magoado com a situação resolve então encará-lo num sábado na feira do Exu, e disse ‘as do fim!’. Foi por causa de “Nazinha”, como a chamava, que Gonzaga levou uma surra de Dona Santana, por ocasião de seu atrevimento com o senhor Raimundo Deolindo, fugindo de casa em 1930.

            Lula resolve então arranjar uma maneira de fugir de casa, foi quando com a ajuda de Zé de Elvira, com quem armou sua fuga, caminhando a pé cerca de 65Km de Exu ao Crato. Chegando no Crato Luiz Gonzaga vende ao lavrador, o senhor Raimundo Lula, sua sanfona por 80:000 rés. Essa decisão na vida de Luiz Gonzaga foi em julho de 1930, quando chega em Fortaleza e alista-se no 23º Batalhão de Caçadores do Exército, servindo no Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Pará, Ceará, Piauí, Belo Horizonte, Campo Grande e no Rio de Janeiro. O então soldado de n.º 122, ganha fama no Exército e um apelido: “Bico de Aço”, por ser um excelente corneteiro. Deu baixa no Exército em Minas Gerais, no dia 27 de março de 1939 e viajou para o Rio de Janeiro, para esperar o navio que o levaria a Recife, em seguida a Exu. Resolveu então a convite de um amigo, foi  ganhar a vida tocando no Mangue, com uma sanfona de 80 baixos, uma Horner branquinha, sua primeira sanfona branca comprada em São Paulo. Vale ressaltar que a partir de então, Luiz Gonzaga só usa sanfona branca até o final de sua vida.

            Em 1940 Gonzaga conhece o guitarrista português, Xavier Pinheiros, e forma dupla tocando no Mangue e nas casas noturnas(cabarés), do Rio de Janeiro. Ele começou tocando músicas de Manezinho Araújo, Augusto Calheiros e Antenógenes Silva, começou a apresentar-se nas rádios em programas de Calouros. Em 1941 conhece Januário França, no qual transmite a Gonzaga um convite de Genésio Arruda, para acompanhá-lo numa gravação na RCA Victor. Logo em seguida é convidado para gravar um disco solo; grava dois, e nos cinco anos seguintes, Luiz Gonzaga  grava cerca de 30 discos. A partir de 1941, Luiz Gonzaga já tinha o título de MAIOR SANFONEIRO NORDESTINO.

            Luiz Gonzaga sofreu muito no Rio de Janeiro, para se firmar artisticamente. Com muita luta e vencendo as ironias de Ari Barroso, em 1942 Luiz Gonzaga começa a fazer sucesso nas emissoras de rádio. Em 1944 ele foi despedido da Rádio Tamoio e, logo em seguida foi contratado por Cr$ 1.600.00 pela Rádio Nacional. Recebe neste ano o apelido de “Lua”, por Paulo Gracindo. Em 1945 Luiz Gonzaga conhece o futuro grande parceiro, o advogado Humberto Cavalcanti Teixeira, nascido em Iguatu, Ceará. No dia 11 de abril de 1945, Luiz Gonzaga gravou seu primeiro disco em voz.

            No dia 22 de setembro de 1945 nasceu Luiz Gonzaga do Nascimento Júnior, o Gonzaguinha, fruto do amor de Luiz Gonzaga com Odaléia Guedes dos Santos, cantora e bailarina profissional do coro de Ataulfo Alves. Gonzaga conviveu com Odaléia, cerca de 5 anos. Odaléia faleceu de tuberculose em 1952, quando Gonzaguinha tinha 7 anos (vale ressaltar que Gonzaguinha nesta época já morava com os padrinhos Xavier e Dina no Morro de São Carlos).

            Em 1946 com Humberto Teixeira, Luiz Gonzaga compõe e grava a primeira de uma série de 18 parceria:  NO MEU PÉ DE SERRA. O sucesso de Gonzaga com esta música começa a ser enorme e ao mesmo tempo seu nome começa a correr pelo mundo: Europa, EUA, Japão, etc. Neste mesmo ano Luiz Gonzaga resolve então rever a família, e chega em casa pela madrugada. Fica frente a frente com Seu Januário e é interrogado: “Quem é o Sinhô? Luiz Gonzaga seu filho! Isso é hora de você chegar em casa corno sem vergonha!?” Deste encontro, Luiz Gonzaga com Humberto Teixeira, compõem a música RESPEITA JANUÁRIO, em homenagem àquele homem que foi o responsável pela inclinação do “negrinho fiota” para a música. Em 1947 no mês de março, Gonzaga gravou a música ASA BRANCA, que foi inicialmente refutada pelo diretor. A música  ASA BRANCA começou a receber diferentes interpretações e gravações em vários países, como Israel e Itália. Em julho de 1947, na Rádio Nacional, Luiz Gonzaga conheceu Helena das Neves Cavalcanti, sua futura esposa.

No dia 16 de junho de 1948 Luiz Gonzaga casa-se com a contadora pernambucana Helena das Neves Cavalcanti, natural de Gravatá – PE, (segundo a cronologia de Assis Ângelo, Luiz Gonzaga já era estéril, mas sobre sua esterilidade fica muito oculto por ocasião de Gonzaga não dá ênfase a esta questão). Luiz Gonzaga resolve então fazer um passeio para apresentar a esposa a “Pai Januário”, que não pôde ir ao Rio de Janeiro para o casamento do filho. Neste dia 05 de abril de 1949, Luiz Gonzaga soube a caminho, que no dia anterior tinha começado em Exu um conflito político entre as famílias Alencar, Sampaio e Saraiva.

            Em 1949 Gonzaga conhece em Recife o médico José Dantas de Sousa Filho. Com o novo parceiro, Gonzaga grava no dia 27 de outubro, o baião VEM MORENA e o FORRÓ DE MANÉ VITO. E o Brasil se deliciava com a boa música do “negrinho fiota”, que saiu lá das bandas do Exu para conquistar o coração dos brasileiros. No dia 01 de novembro de 1949, Seu Januário, Dona Santana, Geni, Muniz, Chiquinha, Socorro e Aloísio seguiram para o Rio de Janeiro, no caminhão comprado por Luiz Gonzaga.

            Em 1950 o Lua recebe dos paulistas o título de “REI DO BAIÃO”  que o consagra até nossos dias. Neste mesmo ano “Lua” grava também a toada ASSUM PRETO e os baiões QUI NEM JILÓ e PARAÍBA, Gonzaga neste período está no auge de sua carreira. A música PARAÍBA foi gravada por uma cantora japonesa Keiko Ikuta, e também pela Emilinha Borba. Em 1951 Luiz Gonzaga coroou a cantora Carmélia Alves como a “RAINHA DO BAIÃO” na Rádio Nacional, no programa “NO MUNDO DO BAIÃO” de Humberto Teixeira e Zé Dantas. No ano de 1952 Luiz Gonzaga tentou projetar para todo o Brasil, nos festejos juninos  o talento musical da família através das rádios Tupi e Tamoio tendo como atração, OS SETE GONZAGAS: Seu Januário, Luiz Gonzaga, Severino Januário, José Januário (Zé Gonzaga), Chiquinha Gonzaga, Socorro e Aloísio. Em 1953 grava ABC DO SERTÃO, VOZES DA SECA e a A VIDA DO VIAJANTE. Neste mesmo ano Luiz Gonzaga assume plenamente sua identidade nordestina, começando a usar o gibão de couro. No dia 09 de julho de 1954 mataram em Serrita Raimundo Jacó, primo de Luiz Gonzaga. Em 1959 Dona Marieta, mãe de Dona Helena, veio a falecer no Rio de Janeiro. O Rei do Baião não parava, andava por todo o País cantando e decantando o Nordeste. No  amanhecer do dia 11 de junho de 1960, Dona Santana, mãe de Luiz Gonzaga, falecia no Rio de Janeiro, com a doença de chagas. A partir de 1960 Luiz Gonzaga começa a ser esquecido dos meios de comunicação, e faz então um desabafo a Dominguinhos: “EU VOU PARAR DE CANTAR BAIÃO, POIS NINGUÉM MAIS DÁ A MÍNIMA ATENÇÃO PRA MINHA MÚSICA. VOU COMPRAR UM TRANSISCORDE PARA VOCÊ, PRA GENTE FAZER BAILES. EU TOCO CONTRABAIXO, ENQUANTO VOCÊ TOCA ESSE INSTRUMENTO ELETRÔNICO QUE SAIU AGORA”, ( isso foi só um desabafo, pois Gonzaga continuou compondo baião até o final de sua vida). Neste ínterim Luiz Gonzaga estava muito dividido, pois Seu Januário morava sozinho no Araripe, após a morte de Dona Santana. Neste ano o Rei do Baião vinha constantemente ao Araripe para está junto de “Pai Januário”. No dia 05 de novembro de 1960 Seu Januário casa-se com Dona Maria Raimunda de Jesus, cuja celebração foi realizada por Padre Mariano. Aos 72 anos o “Vovô do Baião” demonstrava sua fé e o respeito a Igreja, testemunhando seu segundo matrimônio. Em 1961 Gonzaguinha já estava com 16 anos, passou então a morar com o pai. Em 1961, Luiz Gonzaga entra para a maçonaria. Ele compõe com Lourival Passos a música ALVORADA DA PAZ, em homenagem a Jânio Quadros que renunciou, sete meses após assumir a Presidência da República. No dia 12 de março de 1962, nasce um bebê que é adotado por Seu Januário e Dona Maria Raimunda com 03 dias de nascido. Seu Januário fez questão de registrar o menino como filho legítimo, com o nome de João Batista Januário. João Batista continua morando em Exu, honrando o nome da Família Januário.

            Em 1962 a parceria da dupla (Gonzaga e Zé Dantas), se desfaz por ocasião do falecimento de Zé Dantas. Em 1963, o REI DO BAIÃO gravou A MORTE DO VAQUEIRO, uma homenagem a seu primo Raimundo Jacó “morto covardemente”. Neste mesmo ano Luiz Gonzaga foi surpreendido com o roubo que fizeram de sua sanfona e conhece o poeta cearense PATATIVA DO ASSARÉ, de quem grava em 1964 a música A TRISTE PARTIDA. Em 1964 Luiz Gonzaga faz uma homenagem a Sanfona Branca roubada, com a música SANFONA DO POVO. Em 1966 Sinval Sá, lança o livro O SANFONEIRO DO RIACHO DA BRÍGIDA, VIDA E ANDANÇAS DE LUIZ GONZAGA – REI DO BAIÃO, pela edições  A FORTALEZA. No ano de 1968, o compositor e versionista Carlos Imperial espalhou no Rio de Janeiro que THE BEATLES acabara de gravar a música ASA BRANCA, mas foi só brincadeira, THE BEATLES não gravaram e o sucesso de Gonzaga começou a voltar na década de 70. Em 1970 Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira entram na Coleção História da MPB, editada pela Abril Cultural. Em 1971 Luiz Gonzaga recebeu o título de “IMORTAL DA MÚSICA BRASILEIRA”, pela TV TUPÍ do Rio de Janeiro. Em 1972 Luiz Gonzaga recebe o título de Cidadão de Caruaru. Foram os papas do tropicalismo Gilberto Gil e Caetano Veloso, que proclamaram solenemente que a moderna canção popular brasileira deitava raízes também na arte antemporal de Luiz Gonzaga. No dia 24 de março de 1972 no Teatro Carioca Tereza Raquel – Rio de Janeiro, Luiz Gonzaga faz uma apresentação com o título: “LUIZ GONZAGA VOLTA PRA CURTIR”, realizando-se assim, sua volta triunfal. Naquela noite Luiz Gonzaga faz uma síntese falando de toda a sua carreira musical. Naquela oportunidade relatou sua estima pelo o estado do Ceará, dizendo: “É por isso que eu costumo dizer que uma banda minha é pernambucana e a outra banda  é cearense!”

            No ano de 1973, o Rei do Baião resolve deixar a RCA Victor e passa a gravar na Emi-Odeon. Ainda em 1973 Luiz Gonzaga recebe o título de Cidadão Paulista das mãos do governador de São Paulo. Em 1975, o Rei do Baião conheceu Maria Edelzuíta Rabelo, e correspondia com ela, com o pseudônimo de Marcelo Luiz. Em 1976 Luiz Gonzaga recebe em Fortaleza o título de Cidadão Cearense. Nos dias 13 e 20 de agosto de 1976, a TV GLOBO fez um exibição com o título de “ESPECIAL LUIZ GONZAGA”, tendo a participação de Seu Januário. Em 1977 Luiz Gonzaga entrou na Versão Brasileira da Enciclopédia Universal Britânica. Seu Januário faleceu num dos duplex do PARQUE ASA BRANCA em Exu no dia 11 de junho de 1978. Para sua alegria, no ano de 1980 Luiz Gonzaga canta em Fortaleza para o Papa João Paulo II, que lhe agradeceu ao pegar em sua mão dizendo: “OBRIGADO, CANTADOR!”. Luiz Gonzaga fica envaidecido. Em 1981 o velho Lua recebe os dois únicos discos de ouro de toda sua carreira ( vale ressaltar que é segundo Assis Ângelo e Gildson Oliveira, segundo Dominique Dreyfus Luiz Gonzaga ganhou mais discos de ouro). Neste mesmo ano, Gonzaga fica feliz quando consegue pacificar Exu. Foi ao encontro do Presidente da República em exercício para lhe pedir intervenção e disse: “Dr. Aureliano, faça um esforço para levar a paz à minha terra!”. Tempos depois feliz com a paz conseguida para sua terra, em entrevista Luiz Gonzaga diz ao jornalista Assis Ângelo: “NINGUÉM DAVA JEITO EM EXU. EU PEGUEI AURELIANO CHAVES NUMA BOA E 15 DIAS DEPOIS ELE MANDOU INTERVIR (NA CIDADE). A INTERVENÇÃO SE ENCAIXOU QUE NEM UMA LUVA, E NUNCA MAIS HOUVE CRIME POLÍTICO LÁ”.

            Em 1982 Luiz Gonzaga vai tocar em Paris a convite de Nazaré Pereira. Permaneceu em Paris dez dias, conhecendo vários pontos importantes. Em 1984 Luiz Gonzaga recebeu o PRÉMIO SHELL. Em 1985 Luiz Gonzaga é agraciado com o troféu NIPPER DE OURO, uma homenagem internacional da RCA a um artista dela. Em 1986 Gonzagão vai pela segunda vez à França, participando no dia 06 de julho de um espetáculo  que reúne cerca de 15 mil pessoas no Halle de la Villete. Luiz Gonzaga foi ladeado por Alceu Valença, Fafá de Belém, Morais Moreira e Armandinho, entre outros artistas brasileiros que integraram o “Couleurs Brésil”. Foi neste passeio que a jornalista francesa, DOMINIQUE DREYFUS, fala com Gonzagão na possibilidade de com ele, fazer um livro autobiográfico. Ainda em 1986 José de Jesus Ferreira lança o livro LUIZ GONZAGA O REI DO BAIÃO: SUA VIDA, SEUS AMIGOS, E SUAS CANÇÕES.

            Em junho de 1987, a escritora e jornalista DOMINIQUE DREYFUS chega ao Brasil, passando 02 meses no PARQUE ASA BRANCA em Exu. O Rei do Baião desde pequeno trazia em seus lábios um sorriso sincero e, sempre quando podia, gostava de brincar com os outros, oportunidade que aproveitava para saber como estava o sertão. Luiz Gonzaga conheceu e tocou em todos os municípios brasileiros com mais 400 habitantes, inclusive, tocou em Sobral – CE quatro vezes. Tocou pela última vez nesta cidade, terra de Dom José Tupinambá da Frota, no dia 28 de novembro de 1987. Quando Gonzagão chegava nessas cidades do interior para fazer seus shows, era anunciado por seu motorista com o seguinte anúncio: “Atenção, atenção! Vem visitar vocês Sua Majestade o Rei do Baião, Luiz Gonzaga, a maior expressão popular brasileira. Hoje aqui em praça pública!” A carroceria de seu caminhão servia de palco em seus shows, por este Brasil afora.

            Em 1988 Mundicarmo Maria Rocha Ferreti lança o livro BAIÃO DE DOIS: ZÉ DANTAS E LUIZ GONZAGA, fruto de uma tese de mestrado. Em 1988 Luiz Gonzaga rompe novamente o contrato com a RCA. Em junho do corrente ano, Luiz Gonzaga entra com o pedido de desquite na justiça pernambucana, por já não se entender com Dona Helena. Ainda em 1988 Luiz Gonzaga passa a morar com Maria Edelzuíta Rabelo. A senhora Edelzuíta Rabelo nos fala através do livro Luiz Gonzaga: O Matuto que conquistou o mundo, o seguinte: “Amei Lula sem nada pedir ou esperar, mas sabendo que me bastava estar diante do homem mais extraordinário que já conheci, que me fez renascer e me ensinou grandes lições.”

A última entrevista de Luiz Gonzaga concedida a imprensa, foi para o jornalista Gildson Oliveira através de Ivan Ferraz no dia 02 de junho de 1989. Recife foi o local escolhido por Luiz Gonzaga para passar seus últimos momentos de vida. O último show realizado por Luiz Gonzaga foi no dia 06 de junho de 1989 no Teatro Guararapes do Centro de Convenções de Recife, onde recebeu homenagens de vários artistas do país. Antes de finalizar o show, o Rei do Baião proferiu estas palavras: “ Boa Noite minha gente! (…) Minha gente, não preciso dizer que estou enfermo. Venho receber essa Homenagem. Estou feliz, graças a Deus, por ter conseguido chegar aqui. E estou até melhor um pouquinho. Quem sabe, né?

“Quero ser lembrado como o sanfoneiro que amou e cantou muito seu povo, o sertão; que cantou as aves, os animais, os padres, os cangaceiros, os retirantes, os valentes, os covardes, o amor. Este sanfoneiro viveu feliz por ver o seu nome reconhecido por outros poetas, como Gonzaguinha, Gilberto Gil, Caetano Veloso e Alceu Valença. Quero ser lembrado como o sanfoneiro que cantou muito o seu povo, que foi honesto, que criou filhos, que amou a vida, deixando um exemplo de trabalho, de paz e amor.

Quero ser lembrado como o sanfoneiro que amou e cantou muito seu povo, o sertão; que cantou as aves, os animais, os padres, os cangaceiros, os retirantes, os valentes, os covardes, o amor.

            Gostaria que lembrassem que sou filho de Januário e dona Santana. Gostaria que lembrassem muito de mm; que esse sanfoneiro amou muito seu povo, o Sertão. Decantou as aves, os animais, os padres, os cangaceiros, os retirantes. Decantou os valentes, os covardes e também o amor. (…) Muito obrigado.”

            Na quarta feira, 21 de junho de 1989, às 10:00h, o velho Lua foi levado às pressas ao Hospital Santa Joana, permanecendo 42 dias internado, onde veio a falecer. Palavras de Luiz Gonzaga na UTI do hospital: “VOCÊS NÃO ME LEVEM A MAL. SINTO MUITAS DORES E GOSTO DE ABOIAR QUANDO DEVERIA GEMER.” Luiz Gonzaga  travava naquele hospital uma luta imensa contra a morte, e o Brasil todo ficava cada vez mais preocupado com o estado de saúde de seu maior defensor. Luiz Gonzaga não resistiu, o Brasil e o mundo ficou enlutado com o seu último suspiro. O Asa Branca da Paz voava para a eternidade deixando um grande exemplo de vida a ser seguido.

            O Rei do Baião faleceu no dia 02 de agosto de 1989, às 5:15min da manhã no Hospital Santa Joana, em Recife. Foi na Veneza Brasileira que Luiz Gonzaga dava seu último suspiro.  Seu corpo foi velado na Assembléia Legislativa de Recife nos dias 02 e 03 até às 9:45min da manhã, foi velado também em Juazeiro do Norte. CE, na Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro às 17h, local onde repousa os restos mortais de Pe. Cícero Romão Batista, apesar  de o corpo do Rei ter chegado no aeroporto de Juazeiro Norte às 15:20min do dia 03 de agosto. Palavras de Gonzaguinha ainda  no aeroporto de Juazeiro: “TUDO BEM, VAMOS ENTRAR NA CIDADE. SE O POVO QUER, QUE PODEMOS FAZER?”

            O corpo do Rei do Baião chegou a sua terra natal, sua querida Exu no dia 03 a noite. Foi velado  na Igreja Matriz de Exu, durante a noite do dia 03 e todo o dia 04, saindo para o sepultamento no Cemitério São Raimundo às 15:45min. Das centenas de coroas de flores que estavam espalhadas na igreja Bom Jesus dos Aflitos em Exu, oferecidas por fãs de Luiz Gonzaga, estava esta que o repórter Gildson Oliveira transcreveu a seguinte mensagem: “Amado Lula: o silêncio acende a alma… O País canta sua voz… Os pássaros se entristecem com a partida da Asa Branca, mas fica em nossos corações a sua história. E a nossa festa é esta. Quem crê em Cristo, mesmo que esteja morto viverá.”             

O corpo de Luiz Gonzaga foi levado no carro corpo de bombeiros, passando por diversas ruas da cidade rumo ao Cemitério São Raimundo, local onde aconteceram as últimas manifestações de carinho, àquele que só foi alegria. O caixão desceu a sepultura depois que Gonzaguinha, Dominguinhos, Alcimar Monteiro e mais de 20 mil pessoas cantarem a música ASA BRANCA às 16:50min. Luiz Gonzaga foi embalado no seio da terra na sexta feira, no mesmo dia da semana, que ele nasceu. Uma outra coincidência é que ele morreu no amanhecer do dia, assim como ele nasceu no amanhecer do dia 13 de dezembro de 1912.

            Em 1990 foi lançado pela Editora Martin Claret o livro LUIZ GONZAGA, VOZES DO BRASIL. O filho Gonzaguinha depois de ter passado 15 dias em Exu falando aos amigos sobre a preservação do Parque Asa Branca, veio a falecer subitamente por ocasião de um acidente automobilístico na manhã do dia 29 de abril de 1991, morrendo no mesmo dia. Em 1991 o jornalista Gildson Oliveira lançou o livro LUIZ GONZAGA, O MATUTO QUE CONQUISTOU O MUNDO. Sua esposa, Dona Helena Gonzaga, conhecida por “MADAME BAIÃO”, faleceu na manhã do dia 04 de fevereiro de 1993 na Casa Grande do Parque Asa Branca.

            Em 1994 o cordelista Pedro Bandeira lança uma 2ª edição ampliada do livro LUIZ GONZAGA, NA LITERATURA DE CORDEL. Em 1997 a Francesa Dominique Dreyfus lança o livro VIDA DO VIAJANTE: A SAGA DE LUIZ GONZAGA. Ainda em 1997 o professor Uéliton Mendes da Silva lança o livro LUIZ GONZAGA, DISCOGRAFIA DO REI DO BAIÃO. No ano 2000  a  professora Sulamita Vieira, lança o livro SERTÃO EM MOVIMENTO – a dinâmica da produção cultural, fruto de sua tese de doutorado. Ainda no corrente ano a professora Elba Braga Ramalho lançou o livro LUIZ GONZAGA: A Síntese Poética e Musical do Sertão. Fruto de sua  tese de doutorado na University of Liverpool, na Inglaterra. Em dezembro 2001 eu, este pequeno devoto do Rei do Baião, escrevi um opúsculo em homenagem ao Rei do Baião, intitulado: “Luiz Gonzaga, o Asa Branca da Paz”. Graças a Deus consegui a apresentar a Chiquinha Gonzaga, irmão do Rei do Baião, e recebi dela a aprovação do trabalho. 

 

 

 

ESCRITO POR: Pe Fábio Mota

                          (Colecionador e pesquisador de Luiz Gonzaga)

E-mails: fabiomota1977@hotmail.com

 

          

 

Publicada no livro: MOTA, José Fábio da.”Luiz Gonzaga, o Asa Branca da Paz”.Sobral – CE, 2001. 

                                               

About these ads
Esse post foi publicado em Não categorizado. Bookmark o link permanente.

464 respostas para Biografia de Luiz Gonzaga(1912-1989)!

  1. JOSÉ FÁBIO DA disse:

    NA CABANA DE GONZAGÃO todos irão se sentirem em casa.SEJA BEM VINDO AO ESPAÇO DEDICADO AO NOSSO REI DO BAIÃO.Fábio Mota

    • shirlei disse:

      Luiz gonzaga foi realmente muito importante para mim. Mas quero dizer: ele foi suas músicas são muito boas.

    • tania maria balbino silva disse:

      Sou admiradora de Luiz Gonzaga, queria alguma coisa de textos, fotos o que tiver. Eu queria receber. Agradeço muito abraço, Tania.

    • Cstherine disse:

      Eu estou estudando Luiz Gonzaga…

    • Ana Júlia Bonfim Modesto disse:

      Fábio Mota, sou professora de Português em Castanhal, estado do Pará. Desenvolvo um projeto com meus alunos chamado “Chá com Poesia”. Este ano iremos homenagear Luiz Gonzaga. Seu trabalho irá contribuir muito com o meu. Gostaria de entrar em contato com vc. Um abraço. Ana Júlia, Castanhal- Pará. email: anajuliabonfim@yahoo.com.br

    • arlete diana disse:

      Seu Lula,me lembro bem pequenina deitada sobre o tapete da sala da casa dos meus pais ouvindo( na quela época não existia cd)uma fita casete,uma melodia que me fazia sonhar em olhos abertos.Falavava-se de um povo sofrido de uma seca de um povo faminto,famito por proguesso,por justiça,mais ao mesmo tempo um povo alegre sábio mais não por estudo eram sábios por que prestavam atenção no quer a vida lhe ensinavam,e aquela çançao me facsinava,pois a pesar da pouca idade já sbia o que aquele homem cantado a quela música queria dizer~,ele dizia pra mimuma criança nordestina,que apesar do sofrimento tinhamos que ser felizes,e nãoficar cobrando de niguém,mais sim ir aluta,como disse Elba ramalho:professor me chamou e não sou besta vim.Pois é Seu luiz eis-me aqui sua fã eternamente e pra sempre uma admiradora de sua obra…

    • ana cibeli disse:

      Luiz Gonzaga é um do melhor cantor do Brasil… Tinha sua Cabana para cantar música legal

  2. Mercedes disse:

    Parabéns Fabio pelo belo trabalho.
    Moro em Recife e ontem tive a oportunidade de visitar o Memorial Luiz Gonzaga, inaugurado aqui em 02 do corrente e poso lhe afirmar, é um espaço maravilhoso.
    Abraços

  3. Francisco disse:

    Caro Fábio Mota É emocionado que te parabenizo pelo apanhado precioso sobre a missão de um brasileiro com a sua arte primorosa. Não podemos hesitar em dizer que Luiz Gonzaga "codificou" a música nordestina levando como lição aos grandes e intelectuais músicos desse país. Qualquer músico de formação, e aproveito ainda para incluir também os poetas, negarão o alimento desta fonte. F. CafféCoelho Neto-MA

  4. pedro disse:

    Tenho muito orgulho por ser conterrâneo de Luíz Gonzaga. Seu trabalho é grandioso e rico. Orgulho do povo brasileiro.

  5. MARIANE disse:

    Essa pesquisa é muito legal!!Parabéns pra quem fez essa pesquisa;)

  6. João disse:

    João Bezerra(Offline)escreveu: Olá, Salve o Velho Lula que é orgulho mundial, principalmente para o povo brasileiro!Um poeta nato, um homem que cantava e encantava!O som inconfundível de seu fole, as canções simples do matuto, contudo com significado impregnado na alma do nordestino.. homem simples da roça de singela expressão sofrida, vivida pelo massacre da seca… O saudoso Luiz Gonzaga não esquecia suas raízes, por onde passou anunciou o nome do seu nordeste, lembrou da sua querida Exu..É orgulho ter o velho Lula como representante do Baião, o Luz Gonzaga, se ausentou fisicamente, todavia continua vivo na memória do povo brasileiro, algo que se prosseguirá de geração em geração.. O Lula é simplismente um idolo, um artista completo… sua historia não será esquecida…Grande abraço ao José Fábio pela iniciativa em pesquisar e incentivar a valorização da cultura nordestina…João Bezerra – Bahia/BrasilAdministrador – Especialista em Auditoria e Gestão de pessoas..BancárioEstudante de Direito Amante da cultura nordestina e principalmente do forró.E-MAIL: jo_pedrabranca@hotmail.com

  7. natacha disse:

    oi tudo bom para todos da iiiiiiiii

  8. DARCY disse:

    Oi!!!!!!!!Gosto de todas as canções cantadas por Luiz Gonzaga, principalmente as que fala sobre o sertão. Ele foi um grande artista …Ao Fábio parabéns pelo trabalho!

  9. ♥ Claudinha disse:

    Parabéns …. essa bibliografia me auxiliou muito em um trabalho que eu fiz na faculdade, é uma bela história que eu me orgulho muito de ter conhecido mais detalhes…..Cláudia… São Paulo – SP

  10. maria disse:

    nossa que biografia linda estou emocionada, eu vou mostrar pra voces como se dança o baião ♫beijo parabens esta linda esta biografia adorei de mais de mis de mais de ♥

  11. jose de disse:

    parabèns pela biografia ue jose de freitas filho auquaçei luiz gonzaga no fim da vida dele mais ate hoje cutor as musicas dele priçipamete çamariga parteira

  12. wanderson disse:

    adorei ,essa biografia e maravilhosa

  13. José Luciano Gomes (Deca) disse:

    Sou fã de Luiz Gonzaga por tude que ele fez, ô vei macho…

  14. Pingback: OBRIGADO POR SUA VISITA!!! Os números de 2010 | NA CABANA DE GONZAGÃO!

  15. herbert seabra disse:

    gostaria de voces poderem ajudar os nordestinos de guarulhos a comemorar o centenario de luiz gonzaga, vamos fazer um ano de comemoraçao em sp. guarulhos

  16. luis disse:

    Gostaria de saber o nome de uma música de gonzagão que tem um trecho que diz:
    Ê lá vem esquenta mulher é só …….. meu Maceió .
    Sou Luis de Teresina se alguém souber por gentileza mim mande um email acho essa dentre tantas uma das mais bonitas músicas de seu Luiz Lua Gonzaga .
    valeu e paz.

  17. jose reginaldo gomes disse:

    muito obrigado por linda biografia que uma iqual a esta só roberto carlos

  18. hozorio fernandes disse:

    biografia digna de um rei.

  19. luisa disse:

    porra é muito grande mais é bonito né *-*

  20. eu to fazendo uma dança de luiz gonzaga e eu adoro ele

  21. naiara kele disse:

    ele era muito bom mesmo gosto de quela musica de petrolina e juazeiro

  22. Cicero Apolinario dos Santos disse:

    Luiz Gonzaga o filósofo e sociólogo cantador usou com muita propriedade as figuras e variação da linguagem com a finalidade de tornar sua poesia melhor entendida pelos seus conterrâneos. Para mim ele ainda continua vivo através de suas obras.

  23. Cicero Apolinario dos Santos disse:

    Samarica parteira é uma verdadeira peça tetral. E o bonita da letra é o uso da onomatopeia. Grande Luiz Gonzaga, além de músico foi também teatrólogo

  24. paula dryele disse:

    essas letra sobre a infancia de luiz gonzaga eu fis todas em um di so para a min e meu irmão

  25. rafa disse:

    muito bom eu to na marota de alunos mais inteligentes e eu acho que vou ganhar essa gostei da biografia de luiz gonzaga

  26. rafa disse:

    luiz gonzaga ele era uma grande historia pra mim i agora eu tenho um site so com as musicas dele e das bandas avioes do forro ,garota safada e so isso…

  27. italo disse:

    muito obrigado por linda biografia que uma iqual a esta só roberto carlos

  28. rita lopes disse:

    achei esta pesquisa maravihosa…….a tanto tempo eu nao via coisas boas ……mas esta esta demais…obrigada por ter pessoas…..que ainda pensa em fazer pesquisa . boa sorte

  29. layza disse:

    vc e a cara do meu primo

  30. ranielly ferreira dos santos disse:

    Adorei as frases deste texto de luiz gonzaga

  31. luiz forrozeiro disse:

    parabens pela iniciativa…

  32. edinaldo cavalcanti s, jr disse:

    parabens pelo trabalho,e posso afirmar que este reassendeu a auto estima dos que reverenciam a cultura nordestina,muito obrigado…

  33. edinaldo cavalcanti s, jr disse:

    obrigado pelo bom trabalho…

  34. Raquel disse:

    Sejam todos bem vindos a Exu-PE terra do rei que será palco de umas das mais prestigiados festas em homenagem ao centenario do nosso eterno rei do baião LUIZ GONZAGA!!!

  35. izabelli disse:

    Ele era um grande canto

  36. rebeca disse:

    Luiz Gonzaga, viva o Rei do Baião!!!

  37. Raquelinda disse:

    GOSTOSOOOOO! TE AMOO DEMAIS!

  38. babu disse:

    Luiz Gonzaga… PARABÉNS!!!

  39. rayane disse:

    Oi! Eu amo Luiz Gonzaga.

  40. roberto disse:

    Luiz Gonzaga, amo suas musicas de coração! Músicas assim como as sua nunca mais vai ter…
    Pra mim vc não morreu…

  41. Lucas disse:

    Isso mim ajudou muito para o meu trabalho sobre a Biografia do Rei do Baião!

  42. mykel buarque disse:

    Ameiiiiiiiiiiiiiii to sem palavras para comentar kkkkkkkkk!!!

  43. ESTIELLA disse:

    ESTOY NESSE SATE PORQUÉ ESTOY HAZENDO UNA PESQUISA DE LA ESCUELA EN QUÉ ESTUDIO, CON MI PROFESORA DE PORTOGUÉS LA VIERA LUCIA, PARA ENTREGAR AMANHA, QUE ÉS DÍA 16 DE MARZO.

    ADIEUS.

  44. ESTIELLA disse:

    QUANTOS ANOS VC TEM

  45. BRUNNAH LUYZAH MARVILLA GUERRA disse:

    GOSTEI LUIZÃO!!!
    TAMBÉM GOSTO DE UM MENINO DA MINHA ESCOLA CHAMADO ERICLES

  46. Amanda Cristina Januário oliveira. disse:

    Eu tenho orgulho de ser sobrinha de Luiz Gonzaga e tenho 19 anos.

  47. ana beatriz disse:

    Eu sou uma menina de 10 anos mas adoro as músicas dele.bjs.

  48. ana beatriz disse:

    Esses trabalhos de escola sobre esse cantor são muito bons. Vale a pena e, como vale a pena!!!

  49. rayannne disse:

    Adorei, amei! Adoro Luiz Gonzaga… Rsrsrsrs!!

  50. Rayannne disse:

    É uma história maneira! Luiz era uma pessoa muito legal. É o que eu acho porque eu nao conheço. É mais a história sim…

  51. jo@o victor disse:

    Esse ducumentário foi legal mas dormi no meio da leitura kkkkkkk

  52. emilly mickaele disse:

    Eu amei conhecer a vida de Luiz Gonzaga!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  53. midian disse:

    Luiz Gonzaga do Nascimento, o grande Rei do Baião

  54. maryana disse:

    Eu amo o Rei do Baião!!!

  55. jessica disse:

    Adorei poder conhecer um pouco mas dele. Ele era um grande cara!!!

  56. Anielly Cardoso disse:

    Ameii!!!

  57. sayvson disse:

    77852002 esse é o meu numero pra voces gatinhas be!!!

  58. emerson disse:

    Meu professor de artes e música fala muito bem de Luiz Gonzaga e suas músicas. Ele é muito bom. Ele se chama professor Luciano em musica. Ele nos ensina a musica toca pra gente e ele me da aula de coral e para alguns amigos meus da escola TENIR CORUMABÁ-MS

  59. josivan disse:

    Luiz Gonzaga deixou saudade!!!

  60. joseane disse:

    Maravilhosa essa biografia! O REI DO BAIÃO ficará para sempre nas nossas mentes e no nosso coração, suas músicas são muito bem cantadas.

  61. Tomas de Aquino Sales disse:

    Realmente um grande brasileiro!!! Eealizei meu sonho que sempre desejava, fui visitar EXU e o Museu de Luiz Gonzaga.

  62. anna disse:

    Poxa essa pesquisa é muito grande véi. Eu não conseguir fazer toda véi.
    Rapaz o que é isso?………….kkkkk……………

  63. paloma disse:

    É muito grande a vida de luiz Gonzaga.
    Kkkkkkkkk
    brink”s
    ele e um exemplo de um grande pernambucano!

  64. Amaro Rodrigues do Nascimento (Amaro Poeta) disse:

    Eu me chamo Amaro Poeta, e escrevi um poema em homenagem a Gonzaga, quando de seu partida e agora estou escrevendo um livro para o centenário do Rei. Gostaria que todos os amigos dele e da família que tivesse particularidades do rei nos enviasse para ilustrar melhor a obra. Meu e-mail é: amaro-poeta@hotmail.com

  65. Não conhecia muito a história de Luiz Gonzaga, mas agora eu sei, e gostei muito, fiquei surpreso com a sua história…

  66. debora disse:

    Luiz Gonzaga foi muito importante para o Brasil.

  67. rafaela disse:

    Esse texto é imenso! Mais tem muita informações…

  68. rafaela disse:

    Eu não li tudo. Só um pouco:):):).

  69. Vanessa disse:

    Ahh…eu gostei bastante ele é um homem que vai ficar marcado em nosso coraçao

  70. leticia disse:

    Li todo. Muito bom e grande também!!!

  71. Paulo victor disse:

    Queria saber informações e achei. Está muito legal valeu mesmo pelas informaçôes obrigado muito legal pessoal
    kkkkkkkkkk

  72. oscar disse:

    Gostei muito dessa sua historia que Deus lhe abençõe!!!

  73. camylla disse:

    GONZAGÃO: Gosto muito de você!!!

  74. Lucivanio disse:

    Luiz fez arte na sua sanfona como ninguém, cantou tudo o que ele falou acima e principalmente as mulheres com seu jeito de contar causos, por isso que defendi em minha monografia em 2009, que tem como titulo “A mulher na Arte de Luiz Gonzaga”. E já estou defendendo em meu tcc da especialização. Obrigado

  75. Luana Maria disse:

    É sempre bom saber mais um pouco sobre a vida do REI DO BAIÃO………. Eu tenho um imenso orgulho de estar homenageando ele este ano…………

  76. Luana Maria disse:

    Estar na memória tudo que ele tocou e cantou, xote, xaxado e baião. Revolucionol o São João, o REI DO BAIÃO…

  77. giovanna b disse:

    Olha eu me surprendi gente!!! Estou fazendo um trabalho e copiei tudo…

  78. picúi Pb disse:

    Luiz Gonzaga escreveu a história do Nordeste em música! Um gênio!

  79. Lucy disse:

    Sou coordenadora pedagógica de uma escola estadual aqui de Macéió e entrei no site para pesquisar sobre Gonzagão para elaboração de um projeto sobre sua vida e obra. Uma singela homenagem a esse homem que soube como ninguém retratar com arte a vida sofrida do povo sertanejo ao transformá-la em poesia.
    Sem dúvida, Gonzagão faz parte de nossa cultura e deve ser conhecido pelas futuras gerações.
    Parabéns pelo site!
    Lucy Melo

  80. ivan horácio disse:

    Parabéns pela pesquisa Pe Fábio Mota vc não só foi aprovado pela irmã do Rei, CHIQUINHA GONZAGA como também está sendo aprovado como o melhor trabalho para pesquisas e concursos que já vi na net. Parabéns!!!!

  81. Everton Andrade disse:

    Estão todos de parabéns ………muito bom…

  82. vivian carla disse:

    Parabéns!!! Tudo de bom…

  83. Marinalva Josefa Soares disse:

    GRANDE BRASILEIRO!

  84. Bia disse:

    Obrigado Pe Fábio, graças a sua ajuda consegui completar meu trabalho escolar sobre ele. Parabéns pelo seu esforço!

  85. O Sertão do Poeta repentista
    Da bravura eterna do vaqueiro
    Do rebelde e destemido cangaceiro
    Da história marcada por conquista
    Substituindo o jornal e a revista
    Seu Luiz, eterno Gonzagão
    Arquiteto das notas do baião
    O seu nome no mundo hoje figura
    É assim que se mostra a fartura
    Da cultura que existe no Sertão

  86. kissia baixo milani disse:

    Muita coisaaaaaaaaaaa. Ai galera me add…

  87. alex disse:

    Estão de parabéns por esse trabalho maravihoso…

  88. Arlete Quemelli dos Santos disse:

    Sou integradora social na cidade de vitória ES.
    Vamos começar no mês de junho um projeto
    Sobre a vida e música de Luiz Gonzaga.
    Trabalhamos com crianças de 04 a 06 anos
    Esta pesquisa foi muito interessante, e gostei
    Tanto que ao lê-la parecia que eu estava vivendo
    Naquele momento, cheguei a me emocionar com
    A história.Parabéns, pois vai me ajudar bastante.
    Obrigada!

  89. karine disse:

    Me ajudou bastante no trabalho de música!
    obrigada queridos! bjos

  90. andré disse:

    Valeu aí quem fez esse site! Salvou a minha vida para o trabalho de historia.

  91. thaynara disse:

    Esta pesquisa é muito legal!!!

  92. Mmmmmmmmmmmmuuuuuuuuuuuuuuuuiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiittttttttttttttttttttooooooooooo grande mas também muito interessante!!!

  93. CLAISSA disse:

    NOSSA QUE INTERESSANTE!!!

  94. yasmim disse:

    Linda a história dele…

  95. khadija disse:

    Adorei a história dele…
    16 de maio de 2012 as 05h15m

  96. lucas disse:

    Oi filhinho!!!

  97. bia disse:

    Muito bem feito esse seu trabalho.
    Eu sou a Bia tenho 12 anos e estou fazendo uma pesquisa sobre a vida de LUIZ GONZAGA e pelo seu desempenho em construir esta linda historia da vida dele. Vou mim dar bem no meu trabalho. bjs ♥

  98. Flavya disse:

    Amei conhecer um pouco mais da história do Rei do Baião!!!

  99. Flavya disse:

    A historia pode ser grande mas, em compensação é muito legal.
    Parabens para quem fez esse site.
    beijããããããããããããããããããão.
    Fiquem com DEUS!!!!!!!!!!!!!

  100. isaiane disse:

    Gostei muito!!!

  101. jessica disse:

    O grande Rei do Baião!!! Admiro muito ele por tudo obrigada… “Rei do Baião”

  102. joycce disse:

    Amei a história de Luiz Gonzaga… Que Jesus ilumine sua alma!!!

    Parabens para quem publicou a história do Rei do Baião…
    Beijão

  103. Realmente, um grande sanfoneiro e que deixou saudades, mas foi bom enquanto durou.

  104. jackinha disse:

    Luiz Gonzaga morreu e deixou saudade pra todos nós. Espero que ele esteja con Deus. Con certeza está. Tenho certeza que ele foi uma pessoa boa. Adorei ler a biografia dele. Aprendi muita coisa para falar na escola municipal de Abreu e Lima. Gonzagão ninguém vai te esquecer…

  105. jackinha disse:

    Luiz Gonzaga Deus colocou na terra pra viver mais… Ele era uma pesoua boa!!! Tão boa que Deus tirou desse mundo crueu…

  106. pollyana disse:

    Gggggggggggggggggggggggggrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrraaaaaaaaaaaaaaaaannnnnnnnnnnnnnnnnddddddddddddddddddeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee de ++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

    • vitor disse:

      Gggggggggggggrrrrrrrrrrrrraaaaaaaaaaaaaaaaaaannnnnnnnnnnddddddddddddeeeeeee mesmo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  107. pollyana disse:

    Eu adoro as musicas de Luiz Gonzaga… Te amo Luiz Gonzaga!!!

  108. vitor dias do nascimento disse:

    Luiz Gonzaga é o maior forrozeiro do mundo!!!

  109. LARA GABRIELA disse:

    MUITO LEGAL… MAS É GRANDE PRA CARAMB.A NOSSA QUE TEXTO GRANDE. OBRIGADA! VOCE É DEMAIS LUIZ GONZAGA.LARA

  110. larissa disse:

    Ótimo, apesar do tamanho ajudou muito!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  111. Alex Souza disse:

    Pena que eu não conheci esse grande homem, LUIZ GONZAGA, não tem nemhum forrozeiro no mundo melhor que ele não. Eu tenho certeza…

    Alex Souza

  112. Alex Souza disse:

    Ele realmente foi O CARA!!!

  113. martha de medeiros galvao disse:

    Obrigada por isso eu estava precisando muito para o trabalho da escola beijo Luiz Gonzaga…
    marthinha

  114. vitoria gatinha disse:

    Ameeeeeeeeeeeiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  115. luis henrique disse:

    Ele nao viu o dilúvio mas pisou no barro!!! Valeu Gozagão………………

  116. lukA disse:

    Luiz Gonzaga ele deixou muitas lenbranças…

  117. Aliicia disse:

    Nossa, valeu pela ótima pesquisa estava precisando muito para fazer o trabalho da escola. Obrigada!!!

  118. nivea disse:

    Amei, grande, cansativo mais muito bom. Ajudou muito mesmo…. BJS…. E Lari eu amo vc amiga!

  119. eduarda linda disse:

    Linda a história dele, tanta carreira que devia seguir pela frente(…) mas que pena que foi!

  120. rayane silva disse:

    Eu sei que isso foi a história real que o nosso Rei do Baião, Luiz Gonzaga, que muita expessa pra toda a familia.

  121. Isso me ajudou no trabalho de português, muito obrigado…

  122. Amo a história dele. Tenho que fazer uma peça teatral da vida dele. Alguém pode me ajudar??? Por favor!

  123. Por favor alguém pode me ajudar???

  124. ytan disse:

    Me explicou muito bemmmmmm…

  125. EDUARDA disse:

    ADOREI ESTA BIOGRAFIA DE LUZ GONZAGA AMEIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII!!!!!!!

  126. bruno jose de oliveira cosme disse:

    Muito obrigado Padre Fábio. Tenho 07 anos e estou fazendo um trabalho que vale pontos, e o senhor me ajudou muito.

  127. stella disse:

    Me ajudou muito no trabalho da escola, muito obrigado por ter existido…

  128. michelle disse:

    Quero uma resposta: Me ajudem a fazer um trabalho sobre Luiz Gonzaga?

  129. LUIZ GONZAGA O MELLHOR CANTOR QUE JÁ EXISTIU!!! O BBBBBBRASIL AMA O REI DO BAIAO…

  130. Jeane disse:

    Me ajudou muito em meu trabalho escolar…

  131. Thaís disse:

    Muito obrigada!
    Eu tinha um trabalho para entregar agora achei!
    E eu amo o Luiz Gonzaga!
    beijos!

  132. Tailana disse:

    Muita coisa para ler

  133. guilherme paiva disse:

    Gosto muito da música Asa Branca.

  134. edvan disse:

    Luiz Gonzaga foi um grande homem para nós não só por que ele foi o Rei do Baião e sim pelas músicas dele! Se Zaine tiver vendo me respoda no msn!!!!*_*

  135. Erica Tei disse:

    Luiz Gonzaga um exemplo de pessoa batalhadora!!!!!!!!!!!!!! Eu amo esse cara… Eu amo as músicas desse cara.

    ESSE CARA É MUITO LEGAL!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  136. estrpane disse:

    Muito linda a história dele…

  137. thamara disse:

    Muito linda e serve para as pessoas lerem. Para a nossa família que ele na sua vida as tristezas e as alegrias…

  138. Sofia disse:

    Alguém coloca o resumo?

  139. Sofia disse:

    Gente!!! Alguém coloca o resumo. Tenho um trabalho de artes pra hoje. É, esse texto é muito grande pra copiar.

  140. lidia disse:

    A história de Luiz Gonzaga é muito interessante….

  141. emanuel disse:

    Muinto emocionanteeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee…………………………………………………..

  142. maria luiza ps disse:

    Bons 100 anos pra ele!

  143. alania disse:

    Muitoo bom. Adoreii…

  144. francilene disse:

    É emocionante esta história…

  145. Eu amei, sabe é tao bom a gente ouvir histórias de brasileiros que marcaram nossas vidas…. Beijao Luiz Gonzaga que você seja muitoooo feliz ‘-‘.

  146. talita disse:

    Esse trabalho é impressionante…

  147. LUCAS JUNIO N. disse:

    Rapaz essa pesquisa de Luiz Lua Gonzaga é muito boa. Eu li ela em 2 dias. É gente quem ler vai gostar. Kkkkkk……….É doido…….Kkkk

  148. tiago disse:

    Luiz Gonzaga a sua história foi muito emocionante…

  149. msnmariane disse:

    Nossa que pesquisa! Minha professora mandou uma atividade sobre Luiz Gonzaga. Sua biografia mais essa pesquissa é gigante e nem cabe no meu livro.

  150. eduarda disse:

    Ei eu vou ter que resumir TUDO. Mais vala a pena…

  151. ester veras disse:

    Muito obrigada. Eu tinha que fazer um super trabalho sobre ele você foi minha salvação…

  152. ELTON disse:

    Eita 100 anos do Rei do Baião… Viva a Luiz Gozaga!!!

  153. icaro disse:

    Valeu Luiz faz parte da minha vida…

  154. kaio disse:

    Gostei muito !!!!!!!!!

  155. ellen disse:

    Sou fã dele…

  156. ellen disse:

    Gente!!! Alguém coloca o resumo. Tenho um trabalho de artes pra hoje. É, esse texto é muito grande pra copiar.

  157. anonimo disse:

    Uhhhh interessante…

  158. lais roberta disse:

    demaisssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssss

  159. professor=josemar de valença disse:

    ESSA PESQUISA É MUITO BOA. CAMBADA DE ÉGUA!

  160. gelson disse:

    Muito legalllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllll

  161. vitoria disse:

    Que pena que o Rei da sanfona faleceu.
    Eu ainda gosto muito dele…

  162. viviane disse:

    É eu também sinto falta…

  163. Simone Lindalva da Silva disse:

    Minha prof. é apaixonada por ele. Decide mostrar a ela. Aposto que vai amar.

  164. Gaby disse:

    É muita coisa pra copiar… Já cansei só de ver… kkkkkkkkkkkkkk

  165. Bianca Macedo Dias disse:

    Oi… É muito interessante!!

    Bianca e Alessandra

  166. anonimo disse:

    Legal!!!

  167. Luiz Gonzaga não deixe de ser famoso!!! Muita gente te ama…

  168. vitoria disse:

    Muito bom este texto sobre Luiz Gonzaga. Fala de sua vida e de sua morte. E onde ele nasceu e o nome da mãe e do pai dele? E como ele aprendeu a tocar? E fazer susesso em todo Brasil? E como ele faz pra consertar os instrumentos? E as músicas dele são muitas boas e lindas. É gostei do texto.

  169. ilmara arcilio ferreira disse:

    A história de Luiz Gonzaga é muito interessante. Eu adorei. Está bom,baby gill ,assina: Ilmara e cidinha. Ta legal

  170. É bom mas, poderia ter mais curiosidades como porque o nome dele tem “Nascimento” o nos dos pais dele não?

  171. mel lima disse:

    Luizzzzzzzzz Gonsaggaaaaaaaaaaa…

  172. mayra da silva disse:

    Eu gostei muito da história dele, Luiz Gonzaga. Um beijo para sua familia…

  173. isabela disse:

    Parabéns Luiz Gonzaga…

  174. hagata disse:

    É muita coisa para copia. Adoro a música dele. Não dá poluição…

  175. tyfany disse:

    Rei do Baião!!!

  176. diego disse:

    Um milagro que los mejores del mundo…

  177. João Wharles Portela disse:

    Caro Fábio
    Luiz Gonzaga é sem dúvida um dos maiores artistas desse país, cantou o Nordeste como nenhum outro, as “crias” dele como Marinês, Elba Ramalho, Alceu Valença, Dominguinhos, e outros conseguiram e ainda conseguem manter sua música lembrada, principalmente neste ano do seu centenário. Bom ter encontrado esse seu trabalho de pesquisa, que vim buscar devido a uma tarefa escolar de uma filha pequena. Ah! foi simplesmente surreal ter escutado a música Paraíba em japonês, com a cantora Keiko Ikuta. Demais. Parabéns pela pesquisa.

  178. stephane disse:

    Luiz Gonzaga do Nacimento nasceu no dia 13 de dezembro de 1912 na Fazenda Caiçara…

  179. alves disse:

    O Brasil perdeu uma pedra preciosa que se chama inesquecivel “Luiz Imortal Gonzaga”, o Rei do Baião recebe o titulo inimitável. A voz de ouro dele é insubstituivel. Jamais nasce no Brasil um fenômeno da Música Popular Brasileira como ele. A imagem de Luiz Gonzaga fica na memória dos fãs do Brasil. A gente nasce, cresce e depois morre só ficando a lembrança no ar. Deixando a obra prima na terra conhecido como Luiz Gonzaga, o Velho Lua deixou a eterna saudade. A marca registrada do forró nos corações do Brasil jámais Gonzagão será esquecido. Sempre tocando os seu grandes sucessos nas festas de são joão é o retrato falado e carimbado com o nome Luiz Gonzaga. Jamais nascerá um novo Luiz Gonzaga da vida. Luiz não morreu ele está viajando. Em breve voltará para animar a grande festa cantando a música Olhe pro alto meus fãs que no çéu eu estarei sorrindo pra voçês. 22 anos de saudades sem o Mestre Gonzagão. Saudade não tem idade. Você sempre vai continuar brilhando nos corações do mundo inteiro. Jamais serás esquecido descanse em paz!!! Sou policial da paraiba que estou enviando esta grande mensagem para o infalivel Luiz Gonzaga – the end cel 83] 8774 9411 Alves

  180. cassia larice disse:

    Te amo demais beijooooooooooooooooooooooooooo…

  181. ana paula disse:

    A história de Luiz Gonzaga é muito boa. Adorei muito a história dele.

  182. ingrid disse:

    Eu nao presiso falar muinto pra dizer que te amo… Eu te amo!!!

  183. milton disse:

    Luiz, o Rei do Baião, o rei de todos. Melhor que ele ninguém será!

  184. adelane fontes da silva disse:

    ADELANE TE PARABENIZA!!! MUITOS SUCESSOS BEIJOS…

  185. géssica disse:

    Gonzagão, você foi um dos melhores ♥♥♥…

  186. Este forrozeiro é um exemplo de caráter, honestidade e de humildade. Que Deus sempre ilumine seu cantinho lá onde nasceu GONZAGÃO!!!

  187. Eu adorei a biografia de Gonzagão!!!

  188. taina disse:

    Parabéns!!! Sua história é muito legal. Nós estamos trabalhando sobre você, Gonzagão. É muito interessante, muito divertido saber sobre você.

  189. Luiz Gonzaga é fera!!! Minha professora colocou um dvd dele eu amei tenho apenas 10 anos mais se fosse pra morrer só pra escutar as músicas dele eu acho que morreria iiiii eee isso pessoal:::::::::::xxau!!!!!!!!!!!!!!!!!!1

  190. camila disse:

    Luiz Gonzaga é demais. Ele é um grande e quer dizer um nordestino e tanto. Ele que criou nossa historia e eu gosto da música dele. Aquela que se chama Asa Branca é muito legal *-* Eu gosto muito do Luiz Gonzaga. Ele representa o Nordeste…

  191. tathy disse:

    Adorei também sou fã de Luiz Gonzaga…

  192. ESMERALDA disse:

    É!!! LUIZ GONZAGA NÃO ESTA AQUI MAS A ALMA DELE ESTÁ AQUI. EU TI AMO LUIZ GONZAGA…

  193. Lindy disse:

    Muuuuuuuuito bom! Bem explicado. Foi bem útil.

  194. Anna carolina disse:

    Luiz Gonzaga é d++ adorei sua música Asa Branca!!!

  195. Anna carolina disse:

    Sou fã de LUIZ GONZAGA…

  196. EDILSON CEZARIO DA SILVA disse:

    LUIZ GONZAGA não foi ele é uma lição vida para que todos brasiileiros tenhão orgulho dos nordestino povo sofrido. mais com garra e Fé em DEUS EDILSON CEZARIO recife PE

  197. Eu adorei o texto. Eu tirei 10…

  198. flaviane c vieira disse:

    Adorei…

  199. Eu quero que Luiz Gonzaga!!! Beijos

  200. Vergne disse:

    Apesar de ter muito pouca gente fazendo o FORRÓ do jeito que deve ser, eu pergunto o que diria o Mestre Luiz se visse como anda o forró atualmente? Sou músico e me criei ao som de Asa Branca , Boiadeiro e outras, até hoje choro sua falta, pelo menos o céu vai estar sempre em festa!

  201. Luiz Gonzaga o orgulho de nós nordestinos. Viva o Rei do Baião.

  202. laryssa lyra disse:

    É Luiz Gonzaga não está mais aqui mais elle ficou no coração de muitas pessoas e seus sucessos não param por aqui são todos cantado e alegrimente festejado as suas músicas …

  203. laryssa lyra disse:

    Estou no colégio trabalhando sobre vc e a sua história significa muito !!! Parbéns LUIZ GONZAGA…

  204. antonia lucia ferreira da trindade disse:

    LUIZ GONZAGA, ESTE REALMENTE NUNCA PERDERÁ A MAJESTADE POIS CANTOU O NORDESTE COM AS BELEZAS E RIQUEZAS QUE AQUI EXISTE. E NOS ORGULHAMOS DE SER REFERENDADO O REI DO BAIÃO POR SUA LINGUAGEM SIMPLES POREM ENTENDIMENTO CULTO.

    lucinha… Granito-PE.

  205. liviamoraes disse:

    Esse site me ajudou muito!!! Lívia Morãaes

  206. anacarolina disse:

    Eu te amo Luiz Gonzaga!!!

  207. Fabricio disse:

    Adorei sua História Luiz Gonsaga vc foi um exemplo para todos, Que Deus te abençoa

  208. myllena disse:

    Gonzagão sempre foi um ícona das músicas brasileiras como não conhecer essa pessoa como ele que sempre foi um ídolo pra mim…

  209. andressa disse:

    Gostei da história…

  210. joao disse:

    Obrigado por tudo que você fez pelo Nordeste, Luiz Gonzaga!!!

  211. veyda disse:

    É muito grande. Mais valeu apena…

  212. Mauricio Reis disse:

    Gostei da história dele. Fiz meu trabalho com a ajuda dele…

  213. geovana maia disse:

    Que pena que ele foi embora…

  214. Gustavo Freitas Soares disse:

    Ele foi uma grande pessoa e temos que agradecer por ele ter feito um pouco para a nossa cultura obrigado Luiz Gonzaga.

  215. ANA CLAUDIA disse:

    GOSTEI DA HISTÓRIA DELE E ACHEI ELE MUITO CORAJOSO FOI UM HOMEM MUITO BOM PARA O BRASIL E AS PESSOAS NUCA VÃO ESQUECER ESSE HOMEM

  216. Betine Moura disse:

    Maravilhoso!

  217. susana disse:

    Eu gostei muito dessa história.

  218. NATHALIA PALACIO\RN disse:

    UM HOMEM QUE FOI O MITO DE UMA NAÇÂO… UM MUNDO ASSIM ERA LUIZ GONZAGA.

  219. rosa disse:

    Gostei muito da biografia de Luiz Gonzaga é muito interessante e legal a sua vida e muito interessante…

  220. caroline keren sampaio dos santos disse:

    Essa história serviu direitinho para o meu trabalho que a professora pediu. Saiu ótimo…!

  221. iatagan disse:

    Caraca!!! Amei e eu vou tirar um 10,00 nesse trabalho!
    Obrigado Luiz Gonzaga!!!!

  222. josival disse:

    Legal… Eu gostei muito.

  223. Emyly Dayane disse:

    Luiz Gonzaga….VC DEIXOU SAUDADES, NEM AS PESSOAS que não eram nascidas no caminho da sua carreira gostam das sua musica

    Poor:E.D

  224. Oi meu nome é Kamylla, tenho um site meu falado sober Luiz Gonzaga.

    http://www.kamyllagonzagao.com.br

  225. paulo renato costa dias disse:

    Maravilhosa biografia. Me emocionei. Parabens!!! Abracos

  226. Jessyka disse:

    Acho que Luiz Gonzaga queria era ser cearense mais eu não o critico por quem não que ser de um lugar tão lindo com pessoas tão maravilhosas !!!

  227. tallita milleny disse:

    Isso é demais!!! Vou tirar 10,00 nesse trabalho. Valeu Gonzagão…

  228. isleide disse:

    Eita, salve o maior orgulho do nordeste, o maior artista que o Brasil já conheceu. Que sua arte seja imortalizada e que nossos filhos tenham a honra de ouvi-lo e que ele não seja lembrado só daqui a mais 100 anos.

  229. girly disse:

    PERFEITO ME AJUDOU MUITO!

  230. crislany disse:

    Amei tudo sobre a vida de Luiz Gonzaga…

  231. BRENNA disse:

    QUE FALTA SENTIMOS DELE GRANDE LUIZ GONZAGA

  232. vinicius disse:

    Você vai me dar uma nota boa na escola que eu estou fazendo um trabralho sobre voce, GONZAGÃO!!! Valeuuuuuuuuuuuuuuuuuuu

  233. Tainá disse:

    REI DO BAIÃO ME AJUDA NESSA ATIVIDADE KAKAKAKAKAKAKAKAKA

  234. pedro lucas disse:

    OI AMIGOS VOCÊ É LEGAL…

  235. Achei muito interessante e muito orgulho por ter Luiz Gonzaga como Pernambucano.

  236. Alanna disse:

    Bem Legal História..Uma vida miuto dificil….

  237. Thais disse:

    Muito legal a história de Luiz Gonzaga…

  238. Alanna disse:

    Haha..Fazer um relatório da história…Msn:alanna@fofa.com.br

  239. fernanda iara disse:

    Luiz sua história é muito legal. Adorei sua música “ASA BRANCA”

  240. bibi@2012.com disse:

    Luiz Gonzaga você deve ser muito legal! Que pena que eu não estava no dia que você morreu. Você tocava muito beeeeeeemmmmm eu nuca ouvi sua música mais eu prometo que vou ouvir

  241. bibi@2012.com disse:

    100 anos luiz mais ninguém vai esquecer de você.

  242. Luiz Gonzaga a sua historia é demais… Voce é demais…

  243. Luiz você é demais. Você é engrassado kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.

  244. BEVINLLYG ALMEIDA DE SOLSA disse:

    ESTOU ESTUDANDO SOBRE A BIOGRAFIA DELE E GOSTO DAS MUSICAS ASA BRANCA E XOTE DAS MENINAS

  245. Jefta Emile De Jesus Guimarães. disse:

    Pow, bom demais.

  246. mobique disse:

    Adorei ler sobre o Luiz Gonzaga!!!

  247. monique disse:

    Meus parabéns por você ter escrevido sobre Luiz Gonzaga…

  248. Meus parabéns!! Você me ajudou fazer meu trabalho!!!!!!!!!!

  249. vitoria disse:

    Oi adorei!!! Espero que eu tire um 10,00.

  250. WillianKeule disse:

    Gostei muito de ler… Sempre gostarei das músicas de Luiz.. E graças a essas páginas sobre ele eu vou tirar uma ótima nota em redação. Valeu galera! Viva o Rei do Baião!!!

  251. hellen disse:

    Vou copiar tudo que estar escrito aqui para meu trabalho
    de escola.

  252. hellen disse:

    Amo Luiz Gonzaga…

  253. Jhennýfer Oliveira disse:

    Faço trabalhos sobre ele direto na minha escola!!! Ele é muito conheçido por aquiiiii…

    Jhennýfer Oliveira*

  254. Ceneide Maria Bezerra Silva disse:

    ADOREI A BIOGRAFIA!!! ESTÁVAMOS PRECISANDO PARA FAZER UM “PROJETO DOS 100 ANOS DE LUIZ GONZAGA”.

    CENEIDE

    AREIAL-PB.

  255. FGT 802 disse:

    GOSTEI MUITO PORQUE EU ACHEI TUDO BEM RESUMIDO AQUI PARA O MEU TRABALHO DE PRODUÇÃO TEXTUAL. E OLHA QUE A BIOGRAFIA DELE É OTIMA…. BJSSS

  256. Paula andressa disse:

    EU AMEI EU SOU Fã DELE. A MINHA MÃE GOSTA DELE.

    OBRIGADO LUIZ GONZAGA!!!…

  257. douglas disse:

    Gostei… Me ajudou para eu fazer um trabalho de escola.

    Douglas

    Cachoeira/Rio Grande do Norte

  258. f disse:

    Eu estou estudando sobre ele eu admiro muito ele pela pessoa que ele era. Eu vejo as pessoas falando muitos bem dele…

  259. Allice disse:

    Adorei cosegui fazer um trabalho de escola…

  260. Bia disse:

    Adoro duas músicas o “Xamego” e “No meu pe de serra”.
    Complentando 100 anos ninguém vai te esquecer!!!!

  261. VIVIANE disse:

    EU ACHEI MUITO IMPORTANTE A HISTORIA DO REI DO BAIÃO E ESTOU APRESENTANDO UM TRABALHO SOBRE SUA VIDA E APRENDENDO MAIS SOBRE ELE.

  262. debora estephanie estudiosa pra caramba e lindona disse:

    Isso me ajudou muito pra mim fazer o meu trabalho e agora sempre que eu quizer aprender sobre Luiz Gonzaga ja sei onde achar sobre a vida dele.

    beijos quem inventou esse site foi muito inteligente
    parabéns pra quem inventou esse site

  263. brunnaalmeida disse:

    Amei a história de Luiz Gonzaga aaaaaaaaaaaaaammmmmmmmmmmmmeeeeeeeeeeeeeeiiiiiiiiiiiiiiii

  264. edmagno torres sobrinho junior disse:

    Sempre lembraremos do Rei do Baião, Luiz Gonzaga…

  265. stefany disse:

    É muito trabalho que eu estou fazendo para a escola e é muito interessante…

  266. jefferson disse:

    Muito bom seu trabaho Fábio!!! Você é muito inteligente e importante pro nosso país. Você é muito inteligente… Parabéns!!! Eu digo que ele, Luiz Gonzaga, está feliz de você lá no céu… Viva Luiz. gonzaga!!!!!!!!!!!!!!

  267. jefferson disse:

    Gente responda o que eu disse vou fica muito agradeçido
    uruuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    • Enrique de Oliveira Galindo disse:

      e u achei muito legallllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllll adoro as musicas dele eu devo o meu respeito
      enrique

  268. joao paulo disse:

    Isso é verdade!!!

  269. cristina disse:

    Luiz Gonzaga era um grande ator e minha vovó adorava ele, ainda adora. Ele tem músicas que mim faz lembrar da minha vovó dona Altina.

  270. nilmara disse:

    Ele foi muito bom. A música Asa Branca é boa demais. Eu adoro as músicas dele…

  271. samuel disse:

    Gonzagão você é o melhor sanfoneiro do mundo!!!

  272. brenda disse:

    É bom saber mais de Luiz Gonzaga!!! Minha mãe é fã de Luiz Gonzaga…

  273. lyriah disse:

    Gostaria de saber mais sobre a mãe de luiz gonzaga, Mãe Santana.

  274. jaqueline disse:

    Esse homem é uma inspiração!!!…

  275. Ele era um grande cantor e um exemplo para o povo do sertão nordesteno…

  276. carolina disse:

    Eu gostariaaa de saber mas sobre a familiaa dele

  277. João e o pé do anão...KKKKKKKK disse:

    Ele realmente deixou saudades. Na minha escola desde a 1ª unidade até a terceira é sobre Luiz Gonzaga.

  278. josafa disse:

    Gostaria de saber qual o bom desses sites que todos falam bem dele “Rei do Baião”!!!

  279. anderson kaua disse:

    Gostei muito de saber um pouco de Luiz Gonzaga..

  280. alicia disse:

    Adoro e admiro Luiz Gonzaga…

  281. alicia disse:

    O Rei do Baião é show!!!!

  282. isabelle disse:

    Nossa!!! Amei saber a história de Luiz Gonzaga pois vou fazer um trabalho na escola e achei tudo que eu queria vê.

  283. lidiane soares disse:

    Luiz Gonzaga nós todos temos que te agradecer muito. Você foi e sempre será o nosso Rei do Baião!!!!!!

  284. ana luisa disse:

    Adorei!!! Vou fazer o trabalho e vou tirar 10! Tudo que eu preciso…

  285. gustavo disse:

    Alguém sabe qual era a religião de Luiz Gonzaga?

  286. milena disse:

    Alguém saber se ele era evangélico?

  287. NÃO. ELE NÃO ERA EVANGÉLICO. LUIZ GONZAGA ERA CRISTÃO CATÓLICO APOSTÓLICO ROMANO. ERA UM CRISTÃO SOLIDÁRIO A TODO O POVO BRASILEIRO, ESPECIALEMNTE AO POVO NORDESTINO.

    PE FÁBIO MOTA http://www.nacabanadegonzagao.com.br

  288. victor disse:

    Gostei…

  289. Biiazinhaa disse:

    Eu copiei no caderno e tirei cem na pesquisa. Escrevi bastante também né???!!!

  290. INGRID PEREIRA DE CARVALHO disse:

    Amo as músicas dele e são ótimas…

  291. INGRID PEREIRA DE CARVALHO disse:

    Queria dizer que eu nunca vou esquecê-lo. Eu estou estudando ele com muito amor…

  292. Fabiana Soares disse:

    Nossa! é um belo resumo!
    meu filho fez um trabalho sobre Luiz Gonzaga e utilizou este belo resumo…

  293. matheus disse:

    Esse resumo é muito bom para o meu filho…

  294. alana avelino disse:

    Esse resumo de Luiz Gonzaga foi muito bom para mim, aprendi muito sobre ele. Muitooooooooooooo obrigado… Valeuu
    Xaw falow

  295. kena disse:

    Quem disse que Luiz Gonzaga morreu??? Ele ainda está na nossa alma. “Que falta me faz um xodó”!!!

  296. maria célia cerqueira silva disse:

    Quando estava terminando esta leitura, lágrimas rolaram pelo meu rosto. Pois penso também assim de como deveríamos ser lembrados? Luiz Gonzaga escreveu sua propria historia… Amei….

  297. maria célia cerqueira silva disse:

    Faremos também. o nosso II Festival de Poesia em nossa escola. O homenageado será Luiz Gonzaga em novembro. Tirei muitas informações desta publicação. Sintam-se convidados

  298. Sou eu Tia Suely da familia Cavalcanti de Pernambuco – Recife – Brasil… Festa de prefeito de Exú 2012.

  299. Eu tinha que fazer uma redação para a escola aí eu vim nesse site e achei tudo o que eu precisava, mais eu resumi poque a história era muito grande… E valia 2.0 mas eu tirei 1.5 e faltou 0.5 porque eu resumir….eeh… É a vidaa!!!…

  300. arthur vinicius disse:

    Cara muito interessante aqui tem quase toda a vida de Luiz Gonzaga.Para mim é a mais interessate!!!

  301. julyana disse:

    Estou fazendo um trabalho sobre ele!!!

  302. Igor Tappler disse:

    Caramba , meu muito obrigado por este maravilhoso texto …. muito bom mesmo …. Sou professor de Forró no Rio de Janeiro e amei conhecer mais da história do nosso grande mestre , obrigado !

  303. fernando disse:

    Luiz Gonzaga foi muito importante!!!

  304. belinhaa_sousa *-* disse:

    Ameii esse site…maravilhoso.
    o assunto da vitrine desse ano no meu colégio é sobre Luiz Gonzaga e, nesse site tem falando TUDO sobre ele.

  305. Antonio Francisco da Rocha disse:

    Sou admirador da obra e da música do LULA.

  306. luciano bento disse:

    Luiz você é eterno!!! Suas músicas são maravilhosas…

  307. luciano bento disse:

    Exú nunca mais terá um cantor como você.

  308. leonardo lima de vasconcelos disse:

    Eu tirei dez graças a esta pesquisa.. Valeu!!!

  309. ellen julliany disse:

    Euu aindaa vou fazerr esperoo que eu tire um 10 .

  310. rayara nascimento disse:

    Esta página é muita boa pra fazer uma pesquisa sobre Luiz Gonzaga!!!

  311. Madalena Almeida Santos disse:

    Eu gosto muito do trabalho do Luiz Gonzaga.

  312. curica disse:

    Ele morreu…

  313. rebelnatica assumida disse:

    Ele nasceu em 1912 meu professor falou pra mim…

  314. ANDRESSA disse:

    DEVERIA TER MAIS COISAS SOBRE LUIZ GONZAGA COMO AS OBRAS DELE…

  315. daniele disse:

    Sem palavras…

  316. caioleandro disse:

    Ele sempre vai ficar em nossos corações…

  317. julia disse:

    Nossa!!! Estou fazendo uma pesquisa sobre ele e li já muitas vezes. Espero que eu tire 10,00. Eu adorei fazer essa pesquisa…

  318. avilasandra56@gmail.com disse:

    Estou emocionada, obrigada “Rei do Baião”!!!

  319. nicole e bia disse:

    Que ele discanse em paz com Deus!!!

  320. PATRICIA disse:

    FABULOOSO…

  321. PATRICIA disse:

    PRODUÇÃO FALANDO SOBRE LUIZ GONZADA, MUITO LEGAL Q ELE FOI UM BRASILEIRO Q REALMENTE FEZ A DIFERENÇA, VAI SER FACIL DESCREVER A PESSOA Q ELE É….

  322. Que tudo que ele fez alguem venha fazer de novo ((^_^))

  323. gabi disse:

    O Rei do Baião deixou muitos coracões feridos…

  324. renally disse:

    E Eu acho muito impressionante a historia de Luiz Gonzaga e como foi que ele viveu…

  325. Rafael disse:

    Gostaria de um trabalho completo sobre a vida de Luiz Gonzaga. Alguem tem?

  326. Rafael disse:

    Queria uma crônica sobre Luiz Gonzaga. Alguem tem?

  327. tata disse:

    EU SOU DA TERRA… E a minha música Luiz Gonzagaoooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo é o nosso Baião!!!
    Eu me chamo Tálisson

  328. Que Deus Fique Com ele Todos Os tenpos que for possivel

  329. ELISANGELA BAIMA disse:

    ESTA BIOGRAFIA FOI ESSENCIAL PARA MINHA AULA DE ARTES. SALVE O REI DO BAIÃO.

  330. jamerson disse:

    Eu vou tirar nota 10 nesse trabalho achei tudo que eu queria minha professora de historia vai gostar desse trabalho…

  331. debora disse:

    Adorei esse trabalho sobre o Rei do Baião… bjs!

  332. francisco disse:

    Todo cabra que nasceu no Nordeste tem Luiz Gonzaga no coração. Pois Luiz Gonzaga é a história completa sem faltar uma virgula de um nordestino que mesmo com a vida difícil no sertão, tem muita fé em Deus Pai, Deus Filho e em Deus Espirito Santo e, na Santa Mãe de Deus. E segue enfrente a sua caminhada. Viva Luiz Gonzaga do Nascimento, o Rei do Baião!!!!!!!!!!!!!

  333. Diego disse:

    Luiz Gonzaga Rei do Baião

  334. fatima disse:

    O Rei do Baião comquistou o coração da Regiao Nordeste…

  335. Pingback: Brasil comemora o centenário do seu maior sanfoneiro – Transporte Seguro

  336. Amanda disse:

    Sou um tanto nova mas desde pequena me interesso muito em saber da vida do nosso Rei do Baião, talvez pela cultura por saber quem ele foi e o que fez pelo nosso Brasil. É uma pena que não seja imortal, mas ele esta la de cima nos vendo e feliz por tudo isso. s’imbora meu povo levar esse sucesso pra frente!

  337. Rosilda Gurgel disse:

    O LUIZ GONZAGA, é tudo de bom. O resumo da sua estória está ótima, so tem uma coisa no dia da chegada do seu corpo a Juazeiro está com pequeno erro. Não foi as 15h20m, foi bem mais cedo.

  338. André lima disse:

    A emoção invade meu coração quando escuto o Rei do BAIÃO!!!!!!!!!!! Obrigado. A história e as músicas de Gonzaga me fazem amar mais ainda o NORDESTE e suber q nas minhas vêias correm sangue Nordestino.

  339. Gilmara santos disse:

    Adoroooo tudo relacionado a luiz gonzaga o grande rei do baião ……..Vai ficar eternizado em nossos corações.

  340. anny karoline disse:

    “Eternas saudades de LUIZ GONZANGA O REI DO BAIÃO!!!!”

  341. ana carolina disse:

    As músicas de Luis Gonzaga são lindas!

  342. sthefany disse:

    me ajudou muito no meu trabalho da escola como sou muito enteligente me ajudou só um pouquinho eu ja sabia de quase tudo

  343. ??????????????? disse:

    Legal… Pode ser coisa do passado mas se ler vai querer ler sempre!!! E olhem eu sou criança.

  344. danilo disse:

    Luiz Gonzaga você foi e sempre sera o Rei do Baião!!!

  345. murilo souza disse:

    luiz respeita jánuario

  346. eduarda disse:

    EU ADOREI O TEXTO DE GONZAGÂO!!!!

  347. joice disse:

    que pena de ti pedermos homem vitorioso, que lutou pra comquistar o que. É ser chamado do REI DO BAIÃO. vc levou muita humilhaçao na vida mas conseguiu conquista o seu direito. suas musicas são com muita criatividade e algumas em relaçao a sua vida vc mereçe td que conseguiu conquistar as batalhas que venceu com caracter e orgulho……………………………….doces beijocassssss<3<3<3<3,3<3,3<3,:*

  348. isso vai me ajudar a fazer meu trabalho de historia sobre ele ooooooooooooooooooobrigado!

  349. sabia que eu tembem estava fazendo uma pesquisa

  350. Pedro Zambelli disse:

    Muito bom…Estou estando ele esse ano!

  351. Pedro Zambelli disse:

    Esse site me ajudou MUITO na minha pesquisa sobre Luiz Gonzaga!!!!!

  352. Pedro Zambelli disse:

    Esse site é muito bom!!!!!PARABÉNS!!!!!!!

  353. eu gosto das musicas de luiz gonsaga kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk assim;thielly

  354. sthefany disse:

    eu adoooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooorei a historia de luiz gonzaga ameeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeei

  355. nicolle paes neves disse:

    pro meu trabalho de musica de luiz gonsaga eu imprimi e dei para minha professora ela amou e eu tirei nota;100

  356. estela karine disse:

    meu avô corte muito luiz gonzaga

  357. Ademir Rabelo de Souza ;;de Nova Friburgo RJ disse:

    Luiz Gonzaga; a cultura do Brasil ficou mais rica com voce.Ademir Rabelo de Souza

  358. vi disse:

    gosto principalmente de sua musica :asa branca

  359. vi disse:

    vai me ajudar a fazer meu trabalho de historia

  360. Eu tive que fazer uma pesquisa e foi muito eficiente!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s