VIVA O 1º CENTENÁRIO DE LUIZ GONZAGA, O REI DO BAIÃO!
VIVA GONZAGÃO 2012!!!
Confira mais informações sobre nosso Velho Lua: http://www.gonzaga100.com/ e http://www1.folhape.com.br/cms/opencms/folhape/pt/Hotsite-LuizG/
VIVA GONZAGÃO 2011: 16,17 e 18/12/2011 no Parque Aza Branca em Exú/PE – Informa Ong Parque Aza Branca
PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO VIVA GONZAGÃO 2011 EM EXÚ/PE
O Festival Pernambuco Nação Cultural, etapa Exu-PE, apresentará em 2011, 7 dias de festa (de 12 à 18 de dezembro) nas comemorações do 99º aniversario de Luiz Gonzaga Rei do Baião, maior expressão da cultura nordestina e brasileira, o evento será dividido em dois momentos: o primeiro será em 4 dias (12, 13, 14 e 15), realizados na Praça de Eventos Francisco de Miranda Parente, no centro da cidade, já o segundo acontece em 3 dias no *Parque Aza Branca, onde fica o Museu do Gonzagão.
No primeiro, a programação foi elaborada pela Prefeitura de Exu, Comitê Comemorativo ao Centenário de Luiz Gonzaga e Associação Luiz Gonzaga dos Forrozeiros do Brasil.
Segunda-feira (12):
Dijesus Sanfoneiro
Luizinho Calixto
Dominguinhos
Família Gonzaga
Forrozeiros da Associação: Epitácio Pessoa, Edgar de Cedro, Vital Barbosa, Raízes do Brígida, Leninho de Bodocó, Cheiro no Cangote, Claudiana di França, Baião Mais Eu, Ana Paula, Forró Só Xoteando.
Terça-feira (13):
Cavalgada da Associação dos Vaqueiros da Fazenda Estrada Grande
Targino Gondim
Joãozinho do Exu
Leonardo D`Luna
Waldonys
Chá Cutuba
Coral de Aboio de Serrita
Quarta-feira (14):
Antonio de Mutuca
Donizete Batista
Fua Carvalho
Raimundinho do Acordeon
Sotaque Nordestino
Quinta-feira (15):
Apresentações culturais:
Grupo de xaxado: Companhia de Espetáculo Luiz Gonzaga
Grupo de dança do CRAS II
Projeto Aza Branca
Ponto de Cultura Alegria de Pé de Serra
Mistura Nordestina
Comentário do editor: Essa a é primeira participação o cantor exuense Fua Carvalho no evento que comemora o aniversario do Rei do Baião, esse participação de Fua, foi um pedido especial do secretário de imprensa do Comitê, Porfírio Silva.
No segundo, a programaçãofoielaborada pela *ONG Parque Aza Branca.
Sexta-feira (16):
Mauro Sanfoneiro
Epitácio Pessoa
Flávio Leandro
Flávio José
Bel Lima
Jaiminho do Acordeon
Seguidores do Rei
Joquinha Gonzaga
Adelmário Coelho
Fábio Carneirinho.
Domingo (18):
11h – Missa em ação de graças pelos 99 anos de Gonzagão, celebrada pelo Bispo Diocesano Dom Magnus Henrique.
A partir das 14h: Forró embaixo do juazeiro.
16h – Apresentação do Grupo de Dança Xamego Bom e dos meninos sanfoneiros do Ponto de Cultura Alegria de Pé de Serra.
17h – Zezinho do Exu
18h – Flávio Baião
19h – Beto Ortiz Bartho e Banda
20h – Genário e Banda
2h – Toinho do Baião
22h – Dorgival Dantas.
* Parque Aza Branca neste caso se escreve com “Z”.
FONTE: Folha de Exu www.folhadeexu.com.br
PE FÁBIO MOTA
VIVA O 1º CENTENÁRIO DE LUIZ GONZAGA, O REI DO BAIÃO!A LOGOMARCA DA UNIDOS DA TIJUCA – RJ
ROSINHA GONZAGA E DANIEL GONZAGA, FILHA E NETO DE GONZAGÃO VISITAM O ESPAÇO CARNAVALESCO DA UNIDOS DA TIJUCA PARA ASSISTIREM O ENSAIO DO SAMBA ENREDO EM HOMENAGEM AO REI DO BAIÃO!!!
FONTE:http://unidosdatijuca.com.br/2011/11/ensaio-12-11-2011/
FONTE: http://unidosdatijuca.com.br/2011/11/ensaio-12-11-2011/
Aprenda e cante o samba enredo do carnaval de 2012 na UNIDOS DA TIJUCA – RJ: http://unidosdatijuca.com.br/2011/11/aprenda-a-cantar-o-samba-versao-oficial-com-bruno-ribas-cantando-na-quadra-veja-o-video/
LETRA DO SAMBA PRO GONZAGÃO!!!
Nessa viagem arretada
“Lua” clareia a inspiração
Vejo a realeza encantada
Com as belezas do Sertão!
“Chuva, sol” meu olhar
Brilhou em terra distante
Ai que visão deslumbrante, se avexe não!
Muié rendá é rendeira
E no tempero da feira
O barro, o mestre, a criação!
Mandacaru a flor do cangaço…
Tem “xote menina” nesse arrasta pé
Oh! Meu Padim, santo abençoado
É promessa eu pago, me guia na fé
Em cada estação, a “triste partida”
Eu vi no caminho vida severina
Á margem do Chico espantei o mal
Bordando o folclore raiz cultural…
Simbora que a noite já vem, “saudades do meu São João”
“Respeita Véio Januário, seus oito baixo tinhoso que só”
“Numa serenata” feliz vou cantar
No meu pé de serra festejo ao luar…
Tijuca a luz do arauto anuncia
Na carruagem da folia, hoje tem coroação!
A minha emoção vai te convidar
Canta Tijuca vem comemorar
“Inté asa branca” encontra o pavão
Pra coroar o “Rei do Sertão”
Pe Fábio Mota fabiomota1977@hotmail.com
O Rei do Baião será sempre lembrado.
Um sertanejo cabra macho eternizado o Rei do Baião. Sou seu fã, Carreirinha Careteiro nordestino de coração!!!
O primeiro centenário
de Luiz REI DO BAIÃO
imagine seu Luiz
com o acordeon na mão
com os cabras do Cariri
e as caboca do “OURICURI”
estrondaria o Sertão!!!
LUIZ GONZAGA era muito criativo… Eu amava ele.
LUIZ GONZAGA era muito criativo… Eu amava ele.
Viva o Rei do Baião!!! Realmente esse ano de 2012 é de muita festa em Pernambuco pelos 100 do grande mestre da música nordestina, ícone do sertão, Luiz Gonzaga!!!! Sempre fui fã de Gonzaga. Ele disse e continua a dizer como ninguém o que é o nordeste. Só fiquei um pouco chateado com uma coisa: no cartaz que anuncia a programação dos 100 anos será celebrada uma missa com a presença do Padre Marcelo Rossi. O padre que deveria celebrar a missa sem dúvida alguma poderia ser o pároco de Exu-PE, com outros padres das redondezas que tanto conhecem o povo do nosso chão. Assim fica mais original, do jeito de Luiz Gonzaga. Nada contra a pessoa do Padre Marcelo, acho ele muito carismático. Só acho que não é necessária a sua presença como celebrante principal da missa do centenário. Luiz Gonzaga passou a sua vida cantando as coisas do sertão, o jeito de ser dos sertanejos. Nesse momento de comemoração acho que não é cabível trazer um padre do sudeste para celebrar uma missa, até porque ele não é daqui, não faz parte da nossa cultura e não vai acrescentar em nada ao centenário simplesmente por ser um padre cantor famoso. Onde Luiz estiver ficará mais feliz se o seu centenário for celebrado pelo seu povo, do seu jeito simples, com a simplicidade dos sertanejos que ele tanto conheceu bem. O grande homenageado, não devemos esquecer, é Luiz Gonzaga, com a sua história, suas músicas inconfundíveis, o seu baião. Devemos não ofuscar o grande brilho dessa festa!!!!!!!
Não concordo com você. A escola de samba Unidos da Tijuca o homenageou lá no Rio de Janeiro e foi campeã. Não vejo problema nenhum alguém do sudeste vir homenagear o Rei do Baião aqui na sua terra natal. Ainda mais quando esse alguém é o padre Marcelo Rossi. Estou super feliz por ele vir. Quero muito vê-lo. Tenho certeza que não faltará oportunidades para o pároco local celebrar quantas missas quiser para o Rei do Baião. Se é para enaltecê-lo ( o Rei do Baião) mais ainda, que seja muito bem vindo o padre Marcelo Rossi. Assista a missa dele e verá se não tenho razão.
Caro Rodrigo Cordeiro, felizmente o Padre cantor Marcelo Rossi não esteve presente à missa, a qual foi celebrada por Bispos e Padres da região, inclusive o Padre Fábio Mota, quase como você queria. No entanto, infelizmente, mais uma vêz a rêde Globo impôs sua vontade, acredito eu contra os legítimos interesses da gente nordestina especialmente do povo de Exú e os de outras localidades que lá estavam, fazendo celebrar a missa às 04:40h, ainda às escuras. Missa essa que anualmente vinha sendo celebrada por volta das 11:00h. Pois justamente esta, a missa do centenário do nosso “Eterno Rei do Baião”, apenas para atender a interesses da Rêde Globo, teve seu horario radicalmente alterado. Eu estive em Exú, durante toda a semana do centenário e participei da Missa e tenho certeza que se o horário fosse o que vinha sendo realizado em anos anteriores, muito maior teria sido o público presente. Sei que não vai faltar quem diga que, quem de fato queria participar, se fez presente, independente do horário, Mas eu particularmente acho que não é bem assim. Um abraço e espero que nós nordestinos continuemos cada vez mais imbuídos de preservar a memória, acima de qualquer interêsse, deste que para mim, foi e continuará sendo, o maior NORDESTINO de todos os tempos e não apenas o Pernambucano do século XX.
CONCERTEZA A MAIOR EXPRESSÃO DO NORDESTE, O NOSSO MAIOR NOME, AQUELE QUE MELHOR NOS CANTOU. NOS MOSTROU COMO UM POVO QUE SOFRE E NUNCA PERDE A FÉ E ESPERANÇA E NESTA SAGA REPLETA DE DOR LUIZ GONZAGA MOSTROU A FEIURA DO SOFRIMENTO E TAMBÉM A BELEZA DE COMO O NORDESTINO ENCAROU ESSE HORROR. É NESTA LUTA QUE ESTÁ A DIGNIDADE DESTA GENTE QUE NUNCA DESISTIU DE VIVER.
GOSTARIA DE SABER SE AS COMEMORAÇÕES DO CENTENÁRIO DE SEU LUA,VAI SEGUIR UM POUCO MAIS EM EXU.POIS EXATAMENTE NESSA DATA ,MEU ESPOSO E EU ESTAREMOS NO RIO DE JANEIRO,PARA O CASAMENTO D UMA SUBRINHA NOSSA.FIQUEI TRISTE, POIS JA TÍNHAMOS PROGRAMADO .E GOSTARÍAMOS MUITO DE IR ATÉ EXU NO MOMENTO DE FESTAS DO NIVER DE SEU LUA.
O véio Lua, era um homem a frente do seu tempo,
deixou apenas de exergar o óbvio, e viu oportunidades,
onde a maioria de seus contemporâneos viam difuldades.
Embora, a estrada comprida em que seguia, parecia as vezes,
não ter fim. más seus sonhos transcederam toda falta de pespectivas,
que por ventura havia.
Subiu a serra do Araripe, como se alçasse vôo e voôu, feito AZA BRANCA, bateu asas além da linha do equador, até atravessou o atlântico e na Europa, também subiu a ribalta.
Não foi atôa que ganhou o codinome de Lua. que brilha, que irradia!!!
Valeu Lua!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Se Luiz Gonzaga fosse vivo, eu diria a ele parabens meu Rei. Como ele ja morreu eu digo: meu rei receba meus parabens dai do céu.
Falar de Luiz Gonzaga e falar do maior forrozeiro do mundo o criador do Baião e depois do Baião veio outros ritimos que só fez ingrandesser o nosso nordeste sou forroseiro e Radialista meu nome e Coronel Lambreta fasso forro a mais de vinte anos em varias Radios aqui da nossa região agreste de pernambuco visitei o parque Asa Branca agora a pouco e fiquei incantado e muito emocionado setie a presenssa do Gonzagão e muito bonito quem numca foi va conheser porque e muito legal deixo meu abraço a todos Valeu…