Cantinho dos Fãs!

ESTE ESPAÇO É DEDICADO AOS FÃS DO REI DO BAIÃO!

CONHEÇA O REPERTÓRIO DE NOSSO QUERIDO REI DO BAIÃO! Mais detralhes: http://letras.terra.com.br/luiz-gonzaga/

 www.nacabanadegonzagao.com.br

IPC: Os textos aqui publicados são de inteira responsabilidade dos fãs de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião!!!

 

 

Pe Fábio Mota

8º texto: Autógrafo do Rei do Baião: Guilherme Machado

18220_307989045971694_293212587_n

( AUTOGRÁFO DO REI DO BAIÃO: LUIZ GONZAGA )ESTE FOI MEU ULTIMO CONTATO COM SEU LUIZ,FOI NUMA CALORENTA TARDE DE MARÇO NO AEROPORTO 2 DE JULHO NA CIDADE DO SALVADOR NA BAHIA,SEM UMA MAQUINA DE FOTOGRAFAR POR MOTIVOS FINANCEIROS,NO DIA 3 DE MARÇO DE 1985 DEPAREI COM SEU LUIZ QUE ESTAVA SOZINHO ESPERANDO UM VOÔ PARA O RECIFE,PERGUNTEI DE ONDE VINHA E PRA ONDE IA.COM MUITA DIFICULDADE POIS JA SE…

ENCONTRAVA DOENTE, ELE ME RESPONDEU QUE VEIO GRAVAR 1 FAIXA NO DISCO DOS MENINOS DE OSMAR MACEDO,NOME DESTA FAIXA INSTRUMENTO BOM,E TAMBEM TINHA FEITO O CARNÁ FORRÓ,ESTAVA EU COM UMA AGENDA DE COBRANÇAS NÃO PERDI TEMPO ENTREGUEI A SEU LUIZ E PEDIR QUE ME FIZESSE UM AUTOGRAFO,SIMPLISMENTE ELE ME DISSE,VOU ASSINAR E DATAR NÃO SEI PRA QUE SERVE ESTE TAL DE AUTOGRAFO,FIQUEI MUITO FELIZ COM A ASSINATURA DO REI DO BAIÃO..
 
 
 
 
 
 
 
 
 
306520_299200576850541_194308139_n
 
 Guilherme Machado: Fã e dono do Museu Gonzagão em Serrinha – BA
 
 

7º texto: José Lopes – fã de Gonzagão no Maranhão

Pe. FABIO MOTA, grande pesquisador e um dos grandes divulgadores da Cultura do Sertão, principalmente da obra deixado por GONZAGAO o nosso eterno REI DO BAIÃO. Muito se deve a ele como pesquisador e divulgador das coisas de GONZAGA, principalmente o grande esforço que faz pesquisando e atualizando este SITE que fala e divulga este fenômeno que foi e continua sendo nosso LUIZ LUA GONZAGA. Parabéns amigo, que você continue este trabalho de manter viva a memória deste grande e inesquecível artista.

José Lopes – fã de Gonzagão no Maranhão

 

6º texto: Ivaldo Batista: Poeta Cordelista

Vim visitar a Cabana. É uma maravilha saber que há pessoas que vivem e se dedicam a preservação da memória de Gonzaga. Esse trabalho é uma arvore que não pára de dar frutos…e esses frutos tem o sabor da nossa terra, o cheiro do Nordeste. Falar do mestre Lua é revelar nossa identidade. Parabéns a todos empreendedores que mantem essa referência cultural, aos museus de Luiz Gonzga espalhados por aí… em especial ao pe Fábio da Mota pela Cabana de Gonzagão. Um abraço do escritor e cordelista que descreve os encantos do Nordeste. Eu sou Ivaldo Batista.

 

       Ivaldo Batista, poeta cordelista!!!

 

5º texto:  Rhael: Estudante universitário de música na Universidade Federal do Ceará, Campus – Cariri.

“PROCURO OS DESCENDENTES (netos, bisnetos e tataranetos) DE “PAI JANUÁRIO” E DE “MÃE SANTANA”, OS PARENTES DO REI DO BAIÃO!!!”

Sempre fui fã do Rei do baião, a sua história é fantástica, há uma mística muito grande no ser Luiz Gonzaga! Mas, ultimamente tenho focado ainda mais nesse grande artista Brasileiro, para mim, o maior de todos, me perdoem os outros. Mas, o que me empolga demais nesse momento é outra figura de grandeza igual ao mestre lua, que é Seu Januário, pois acredito que tudo começou através dele, o rei do baião se espelha muito no pai e tem nele seu primeiro e maior exemplo, já que ele era excelente tocador de oito baixos, para mim, a razão de toda grandeza de Luiz Gonzaga deve-se a influencia que ele teve do pai.

Sou estudante universitário de música na Universidade Federal do Ceará ,Campus – cariri, e no momento estou desenvolvendo um artigo sobre o seu Januário como primeira inspiração do rei, e onde toda a história começou. fui ao Exú esses dias pesquisar, e fiquei ainda mais fascinado, meu Deus, como foi bom o sentimento que tive ao ver os objetos, as fotos,o museu e todos aqueles objetos do grande rei, as duas últimas sanfonas tocadas por ele, os discos que recebeu pelos milhares de discos vendidos! as fontes são um tanto escassas sobre o Vovô Januário, gostaria muito que por favor, me ajudassem!

E em dezembro, se Deus quiser, estaremos no Parque Aza Branca em Exú para as comemorações mais que merecidas, será uma grande festa! Parabéns, e muito obrigado! VIVA AO REI DO BAIÃO LUIZ GONZAGA!!!!

Rhael: Sou estudante universitário de música na Universidade Federal do Ceará ,Campus – Cariri.

 

4º texto: Anunciado Saraiva (autor)

Sou de Exu, sou da terra do Rei, sou mais um dos inúmeros admiradores e defensores da cultura gonzagueana, tenho um blog sobre Luiz Gonzaga: http://www.portaldorei.blogspot.com, tenho o prazer, a honra e a satisfação de dizer que fui o criador desta arte do centenário que todos estão utilizando como referência, fico muito feliz por isto e tenho recebido inúmeros e-mails e telefonemas requerendo autorização para utilizá-la em eventos, publicidade, e etc.

O centenário tá chegando, visitem Exu, venham conhecer a casa do Rei, venham desfrutar da hospitalidade do povo acolhedor de Exu. Viva o Rei! Abraço Padre Fábio!

 

 

Anunciado Saraiva www.portaldorei.blogspot.com

 

3º texto: Amaro Poeta (autor)

RECONHECIMENTO AO VELHO LUA, NOSSO REI DO BAIÃO!!!

Luiz Gonzaga, O Lula, O Lua, o Rei do Baião, príncipe da música nordestina, ícone e celebridade da cultura popular, O maestro da sanfona, da sanfona branca, da sanfona de todas as cores. Apóstolo musical do Nordeste, discípulo da cultura em todos os recantos deste país. Cante! Lula a canção da vida, da alegria e da dor, cante! a natureza; os pássaros, os animais, os rios. Cante a fé e a esperança do povo sofrido, cante! a paz, cante! o amor, porque você é o canto que inebria os corações das pessoas, dos viventes nordestinos, do sertão, e desse imenso continente. Cante! aos pés de nosso senhor, aos pés da cruz, do altar do pai, porque você é eterno, e só poderia estar cantando na eternidade divina, onde o seu canto é sublimado, onde a sua voz se fará ecoar em todas as almas e em todo o cosmo. Canta o sol, canta as estrelas, Canta Lua!

Amaro Poeta: Email: amaro_poeta@hotmail.com

2º texto: Leandro Lustroza – SP (autor)

SAUDAÇÕES GONZAGUEANAS

OLÁ MEUS AMIGOS GONZAGUEANOS DE TODO O BRSIL MINHAS SAUDAÇÕES GONZAGUEANAS!  MEU NOME É LEANDRO DOS SANTOS LUSTROZA, SOU UM FÃ DOENTIO POR LUIZ GONZAGA, O ETERNO E AMADO GONZAGÃO DESDE OS MEUS 10 PARA 11 ANOS DE IDADE E, AGORA TENHO 19 ANOS DE IDADE.

O QUE ME INFLUENCIOU A TER GOSTO PELAS MÚSICAS DE LUIZ GONZAGA, O ETERNO REI DOBAIÃO PRIMEIRO E ÚNICO, FORAM O RITMO, AS LETRAS E A VÓZ GRAVE DELE O JEITO QUE ELE CANTA, BEM COMO, A CONVERSA DE PIADAS QUE ELE CONTAVA PARA TODOS OS
SEUS FÃ E FUTUROS GONZAGUEANOS.

GOSTARIA DE LEMBRAR AQUI AS PALAVRAS DE GONZAGÃO O EMBAIXADOR SONORO DO SERTÃO QUE “GOSTARIA DE SER LEMBRADO
QUE É FILHO DE (PAI JANUÁRIO) E DE (MÃE SANTANA),QUE GOSTARIA QUE DISSESSEM QUE ESTE SANFONEIRO AMOU MUITO O SEU POVO O SERTÃO,CANTOU ASAVES OS ANIMAIS OS PADRES,OS FEITICEIROS,OS VAQUEIROS,OS FAZENDEIROS,OS CANGACEIROS OS RETIRANTES,OS SANTOS,OS COVARDES,QUE CANTOU TAMBÉM O AMOR E TUDO DO NORDESTE”.

 E PARA O PE FABIO MOTA DESEJO, QUE NOSSO SENHOR JESUS
CRISTO O ABENÇÕE MUITO E UM ABRAÇO FORTE DE LEANDRO UM ETERNO FÃ DE NOSSO INESQUECÍVEL GONZAGÃO!!!

                                           Leandro Lustroza (Nosso gonzagueano da “Capital da Garoa”)

 

1º texto: David Morais (autor)

NÃO DEIXE QUE ASSASSINEM O FORRÓ.

Certa vez vi em um show de humor, o humorista contando uma piada que era assim: “Cheguei à casa de meu sobrinho de nove anos e o encontrei fumando. Vendo aquele absurdo interroguei-o desde quando ele fumava, o mesmo respondeu que desde sua primeira relação sexual. Fiquei surpreso, mas a curiosidade era tanta que continuei a inquiri-lo na ânsia de entender como aquilo estava acontecendo com um garoto de apenas nove anos. Não exitei e perguntei novamente, quando foi sua primeira relação sexual? Respondeu ele que não lembrava, porque estava num estado de embriaguez”.

 

Tomemos como ponto de partida à piada acima mencionada. Diante do que vem acontecendo em nossa cultura, mas especificamente no meio musical, esta história não difere em nada no que está acontecendo realmente. Não queremos aqui afirmar se é verdade ou mentira que isto aconteça com a criança. A questão é refletir o livre acesso que qualquer pessoa tem a esta musica difamadora, inegavelmente desrespeitosa e assassina de valores familiares, religiosos e humanos. A criança representa todo um grupo de pessoas que se transfigurou de seres humanos racionais para seres irracionais, e que notadamente se confunde com os animais desprovidos de senso crítico.

Podemos elencar aqui uma série de músicas que caracterizam fielmente o que estamos falando. Mas é mais interessante citarmos os palavreados expostos por algumas destas músicas que fizeram sucesso na mídia, a mídia como meio prostituído, onde o proprietário da banda paga para tocar a sua musica. Toca mais quem paga mais.

Quem nunca se pegou escutando nos ônibus, nas lojas de CD’s do centro da cidade, nos celulares de amigos, de pessoas próximas, nos bares ou na casa do vizinho, músicas que fazem menção a mulher como cachorra, bandida, safada, pilantra, mentirosa, piriguete, e tantos outros títulos que não nos convém citar aqui, mas que estão fazendo este sucesso comprado.

Com certeza, muita gente sente saudade de uma época em que jovens mpbistas como: Geraldo Vandré e Chico Buarque lutavam contra uma ditadura desumana, de um governo centralizador e autoritário e que faziam composições musicais de protesto através de uma linguagem metafórica. Devemos também trazer a nossa lembrança alguns músicos que, mesmo não tendo o título de alfabetizados, se tornaram ícones da música brasileira como: João do Vale, Jackson do Pandeiro, Luiz Gonzaga, Dominguinhos e tantos outros, mas que conquistaram o seu espaço e sucesso com garra e perseverança, sem precisar estar comprando este sucesso falseado. A atuação de tais ícones dentro da música fora tão relevante que não só conseguiram prestígio no âmbito nacional, bem como também na escala mundial.

No Documentário O homem que engarrafava nuvens de autoria de Denise Drumont (filha de Humberto Teixeira), direção de Lírio Ferreira, com participação de Chico Buarque no elenco, e lançado em2009, a autora cita várias experiências vividas por seu pai Humberto Teixeira e o sanfoneiro Luiz Gonzaga no cenário mundial através da música. São mostradas versões da música Asa Branca em inglês e japonês.

Diante deste exemplo, seremos categóricos em afirmar que muitos jovens do século XXI, um século de avanços tecnológicos, mas longe do avanço intelectual para alguns, não sabem disso e o pior, não sabem nem de quem é a música Asa Branca. Além de tudo isso, é relevante citar mais um fato deste documentário e que despertou a atenção dos que foram assisti-lo. Um jovem rapaz ao ser perguntado sobre o que a aconteceu com o baião (ritmo nordestino que sob a tutela de Luiz Gonzaga ganhou os centros urbanos no fim da década de 30 e início de 40), depois que Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira se apropriaram deste ritmo, ele responde que Humberto era a pólvora e Gonzaga o canhão da musica brasileira.

Voltando para a história humorística supracitada, agora podemos fazer uma outra reflexão não menos importante que a primeira, a partir do contexto dos gestos humanos. Será que criança não pegou uma caneta ou lápis e esboçou familiaridade com o cigarro? Será que ele não fez o gesto como se fizesse sexo com alguém? Ou será que ele não demonstrou embriaguez fazendo um andar cambaleante? Ou melhor, será que ele não mostrou suas nádegas e começou a rebolar do mesmo jeito das dançarinas deste pseudoforró(expressão criada pelo autor deste texto)?  São indagações relevantes, pois a musica está intrinsecamente ligada aos gestos e símbolos humanos, devido à historicidade da correlação entre música, dança e teatro. Entenderemos rapidamente isso na figura abaixo.  

Ex:                                       Espiritual

   Mental        Musica         Dança        Teatro           Físico

                                             Equilíbrio

Não é interessante agora nos apreendermos ao significado desta figura, deixemos isto para um outro momento, mas percebamos a partir dela que estas três colunas internas principais: musica, dança e teatro são o embasamento para as ramificações externas, o equilíbrio, a mente, o corpo e o espírito.

A partir daí, a nossa reflexão deve ser fundamentada da seguinte maneira, todo ouvinte consegue ter esta sensibilidade para interpretar uma musica de qualidade a ponto de lhe fazer conquistar o equilíbrio? Agora direcionemo-nos aos apaixonados da boa musica, sobretudo o forró, em especial aos dançarinos (as) de forró. Quantas vezes nós conseguimos chegar a este equilíbrio? Quantas vezes nossos corpos leram e interpretaram com dignidade letras maravilhosas de compositores que só queriam descrever poeticamente como eles vêem o mundo que os rodeiam? Se nós conseguirmos responder esta indagação proposta, então assumamos que somos também detentores deste olhar poético, diferente do cantor ou compositor só porque não escrevemos a musica e sim a descrevemos através da linguagem corporal, mas somos iguais a eles no jeito sensitível de olhar e ouvir uma musica de qualidade.

É essencialmente importante afirmar que, uma coisa é música e outra coisa é o lixo eletrônico que produziram e continuam a produzir, assim como uma coisa é forró como aquele de Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Waldonys, Flávio José, e porque não dizer Mastruz com Leite no inicio de sua carreira  que contemplam a figura feminina com palavras carinhosas, outra coisa é uma banda que denigre a mulher e ainda coloca várias delas em cima do palco com as nádegas de fora e realizando gestos obscenos.  

Nossos ouvidos não são privadas! Já que não estão tendo a mínima consideração e respeito pela nossa cultura, nem pelas mulheres e tampouco pela nossa boa musica, então sejamos mais críticos, não vamos dar audiência a esse “sucesso” prostituído e covarde que só pensa no lucro, no consumismo exacerbado e que maltrata os valores éticos e morais de nossa sociedade.    

 

Por David Morais

Licenciado em Geografia – UFC

Personaldance

Diretor de Pesquisa, arte e cultura da ASPRODANSA-CE

(associação dos profissionais de dança de salão do ceará)

44 respostas para Cantinho dos Fãs!

  1. David Morais disse:

    Este trabalho de Padre Fábio merece nossos parabéns, pois a nossa cultura vive e vive nas obras destes seguidores como ele, que resgata, propaga e semeia a boa música de geração em geração.

    Um grande Abraço ao Padre e a todos que visitarem este blog.

  2. Luana disse:

    Estou fazendo um seminário na escola sobre luiz gonzaga me ajudem , me de idéias.
    No slide preciso colocar sobre:
    * A luta da família Gonzaga para sobreviver no sertaõ;
    *A infÂncia difícil de Luiz gonzaga:
    *O despertar para a música;
    *A primeira sanfona;
    *A fuga em busca de uma vida melhor;
    E a maquete sobre luiz gonzaga………
    me ajuda ai???????????
    bjsssssss

  3. Fabio mota é um Gênio de criar este menu tão Maravilhoso,que é o cantinho dos Fãs de Gonzagão devemos horar este site na cabana de gonzagão e agradecer muito ao Pe Fabio Mota,por ser mais uma pessoa que preserva a memória de Gonzagão e a Família Januario,que Vive Eternamente no Reino dos Céus com o nosso senhor Jesus cristo.

  4. Caro Pe. Fábio e leitores do Na Cabana do Gonzagão,
    Acesse http://www.folhadeexu.com.br
    Sou o editor do Jornal Folha de Exu, sou um apaixonado pela cultura gonzaguiana e faço o que posso para divulgá-la.
    Gostaria de manter contato com todos que também compartilham dessa idéia, sempre que poderem acessem o Blog da Folha de Exu (www.folhadeexu.com.br), lá você que é exuense ou que já foi em Exu, pode matar sua saudade, e que ainda não teve a oportunidade de visitar, nossa cidade pode conhecê-la um pouco mais através desse que é mais um meio de comunicação, voltado a divulgar Exu e seu filho mais ilustre, o pernambucano do século, Luiz Gonzaga, e também sempre tem boas novidades e notícias em primeira mão da terra do nosso Rei do Baião.

  5. Meu nome é Demóstenes, sou o editor do Jornal Folha de Exu, no Blog da Folha de Exu, endereço http://www.folhadeexu.com.br, tem uma enquete sobre, uma possível mudança do nome da cidade de Exu-PE, ela foi fruto de solicitações de diversos leitores do blog, alguns que concordam e e outros que não.

    Acessem, participem e deixem sua opinião no MUral do blog.

    • thiago de souza e silva disse:

      Não concordo. Sou fã de Luiz Gonzaga e na minha opinião acho um desrespeito mudar o nome da cidade porque certamente o velho lua não iria gostar. Foi Exu e pra sempre Exu.

  6. Mosenilda disse:

    Sou apaixonada pela a música de Luiz Gonzaga. Cada vez que vejo uma imagem dele tocando
    e cantando fico emocionada. No dia-a dia incentivo meus filhos a ouvirem as suas músicas e eles (de seis e quatro anos ) adoram.
    Gonzaga vive e viverá para sempre na memória do povo nordestino, especialmente daqueles
    que apreciam uma música de qualidade.

  7. Luis Gonzaga significa muito em minha vida, cada vez que ouço as musicas fico muito emocionado é como se ele estivesse vivo cantando para todos nois.
    As veses choro e viajo nas musicas marcante e que nos diz muito.
    O mundo perdeu uma grande voz, uma grande pessoa e alem de tdo isso um ser humano fantastico.
    Amo, curto, tenho muitas saudades e um orgulho emenso de ser nordestino….

  8. GISLENO disse:

    Gostei muito desse Site, gostaria de ver a discografia de Gonzaga e as capas dos discos, principalmente as capas dos compactos que ele lançou e quem tiver essas capas entre em contato comigo meu email: gislenocavalcante@hotmail.com, parabéns pelo site e aguardo resposta!!!

  9. Jose Cesar disse:

    parabéns pelos os textos e desejar toda felicidade em 2012 ,nos da quadrilha beija flor de jaguaruana-ce vamos falar sobre o centenário de Luiz Gonzaga com muito orgulho,espero uma dia conhecer a cabana ,museu de Luiz Gonzaga e seus amigos.

  10. Maikon-Floresta-pe disse:

    O REI DO BAIÃO PEDIU:
    Gostaria que lembrassem de mim, que sou filho de Januário e de Santana; que decantei os pássaros, os animais, os covardes, os valentes, o sertão, os congaceiros, os padres. E deixo um exemplo de boNdade e de paz.

    E é exatamente isso que o Pe. Fábio não se cansa de fazer: nos faz lembrar do Rei do Baião todos os dias.

    Obrigado!!!

    Salve Luiz Gonzaga, o maior artista que o Brasil já produziu.!

  11. Maikon-Floresta-pe disse:

    Pe., eu queria dizer bondade, mas, sem querer, escrevi “Bondade”.

    rsrrs… Abraço.

  12. Denor Santana FÃ CLUB 100% GONZAGÃO Santa Cruz do Capibaribe pe-
    Pe Fabio Mota gostaria de saber se agente poderia usar essa logomarca porque agente faz o São João 100% Gonzagão no dia 26/ 05/ 2012 aqui em Santa Cruz e agente gostaria de usar ela agora e no fim do ano em adesivos e camizetas que o FÃ CLUB faz e leva para Exu todo ano gostaria de uma resposta.

    Obrigado

    Denor Santana
    FÃ CLUB 100% GONZAGÃO

  13. Evania Farias de Lucena disse:

    Sou sertaneja da cidade de Patos-PB. Amo a história de Gonzagão ,nunca esqueci quando meu
    pai me levou para o show dele em minha cidade natal; meus queridos avós maternos de Taperoá e de Salgadinho também me ensinaram a amar a cultura do mestre Lula,quero ir conhecer o museu;como também levar alguns alunos para conhecer, pois sou professora de História da nossa capital paraibana e sempre lembro, canto, passo a luta e vida desse grande nordestino Luiz Gonzaga.AI! que saudades que eu tenho das noites de São João. Gostaria de comprar uma camiseta com essa logomarca .

  14. Wanderson Hisraely disse:

    Sou rockeiro, fã dos engenheiros do hawaii, e apaixonado por quadrilha, e através do centenário do Luíz Gonzaga vejo que ganhei mais um ídolo.

    LUÍZ GONZAGA – meu Rei do Baião, sou seu fâ.

  15. biahhh disse:

    É… Amo Luiz Gonzaga. Ele mora aqui dentro do meu coração!!!

  16. waleika disse:

    Adorei tudo. Mas preciso de um texto em teatro sobre a luta da Familia Gonzaga para sobreviver no sertão.

  17. bianca gatti disse:

    Ótimo!!! Bianca

  18. João Paulo disse:

    Sou sumeense e gosto muito do Rei do Baião, cantou muitas músicas de Zé Marcolino, principalmente SERROTE AGUDO fazenda do meu avô, músicas, no momento só comento sobre esta, pois nenhum espaço cabe as tão belas canções do Rei. Viva Gonzagão!

  19. André Eduardo disse:

    Hoje mesmo, mais uma vez, choro ao ouvir o canto do nosso eterno Rei do baião, quantas saudades, meu Deus…

  20. suerlandia carvalho de sousa disse:

    Hoje é muito triste em saber que nao temos mas voce Rei do Baiao, eternas saudades…

  21. Olá Pe. Fábio Mota gostaria que publicasse aqui neste espaço uma pintura minha que fiz de Luiz Gonzaga. A foto está no blog. Muito obrigado pela atenção.
    Ricardo Bevenuto – Riachuelo/RN

  22. Olá Pe. Fábio Mota gostaria que publicasse aqui neste espaço uma pintura minha que fiz de Luiz Gonzaga. A foto está no blog. Muito obrigado pela atenção.
    Ricardo Bevenuto – Riachuelo/RN

    A foto é esta: http://1.bp.blogspot.com/-FsAHgjHTlOQ/T-Y-WEN7IvI/AAAAAAAAJA8/MjHIu_M97vw/s1600/SAM_4211+-+C%C3%B3pia.JPG

  23. cristiane disse:

    OI PADRE FABIO MOTA ESSE TRABALHO É MUITO IMPOTANTE POIS GONZAGÃO FOI UM REI E TODO REI TEM QUE SER LEMBRADO. GONZAGÃO NÃO MORREU ESTÁ VIVO NA NOSSA LEMBRANÇA. ESTOU ESCREVENDO E LEMBRANDO DA MINHA INFÂNCIA NO INTERIOR DO MARANHÃO ONDE SÓ EXISTIA O RÁDIO COMO MEIO DE COMUNICÃO NA DÉCADA DE 90.

  24. FICO MUITO FELIZ COM SUA HOMENAGEM AO NOSSO INESQUECÍVEL LUIZ GONZAGA, O REI DO BAIÃO!!!

    SEU CENTENÁRIO SERÁ COMEMORADO NO BRASIL E EM TERRAS ESTRANGEIRAS. ISSO É PARA AS GERAÇÕES NOVAS REFLETIREM SOBRE O QUE ESSE HOMEM DEFENDEU POR MAIS DE 50 ANOS ABRAÇADO AO SEU 120 BAIXOS.

    SUA VOZ ERA A VOZ DO POVO QUE NÃO TINHA VOZ. SEU CORAÇÃO ERA O CORAÇÃO DE UM POVO UE QUASE NÃO PODIA MAIS SONHAR. E SEU GESTO DE SOLIDARIEDADE PARA COM O POVO BRASILEIRO FOI UM GESTO QUE PRECISA SER ASSUMIDO POR TODOS. QUE OS DE HOJE APRENDAM COM O “MESTRE DO ARARIPE”

    PE FÁBIO MOTA http://www.nacabanadegonzagao.com.br

  25. ALVARO ROBERTO CARNEIRO. disse:

    Olá, bom dia, sou também fã do nosso Rei do Baião, como todo bom nordestino conservo e sempre levo comigo nossas raízes. Queria parabenizar esse site que muito vem a divulgar a obra do nosso Gonzagão que tanto exaltou o povo nordestino. Sou artesão de Teresina-PI, trabalho com madeira, se acaso quiserem conhecer o meu simples trabalho estar no face.

    endereço: http://www.facebook.com/search/results.php?q=alvaroroberto.carneiro&init=quick&tas=search_preload&search_first_focus=1349616510696#!/alvaroroberto.carneiro

    alvaroroberto.carneiro, sucesso e um forte abraço.

  26. roseneide passos disse:

    Muito bacana esse site, afinal não podemos deixar morrer as boas coisas de nosso país, de nossa cultura.
    Sou da cidade de Diadema-SP, onde (nós brincamos), 90% são nordestinos e os outros 10% são descendentes, (meu sogro é do Ceará), e temos um pequeno comércio, no dia 13/12 estaremos fazendo um tributo ao nosso querido e inesquecível Rei do Baião, esperamos fazer uma linda festa.
    Roseneide Passos
    roseneide_passos@ig.com.br

  27. Claudio André disse:

    Olá nordestinos do Brasil…
    Alguém saberia me informar a progamação de comemoração do Centenário de Luiz Gonzaga em Exu nos dia 15 e 16 de dezembro de 2012 (programação Local) ?

  28. LUIZ FERNANDO DE CARVALHO ARCOVERDE disse:

    Por ser um “gonzaguiano de carteirinha” como Padre Fábio também é, venho demonstrar a minha insatisfação ao ler no D.O de Pernambuco do dia 29 de novembro de 2012, o Ato de criação de uma medalha em homenagem ao Centenário de Luiz Gonzaga, cuja entrega será no dia 18 de dezembro de 2012, no Teatro Santa Isabel. Eu, particularmente gostaria de saber da Comissão de Cultura da ALEPE, quais foram os critérios utilizados para a escolha dos HOMENAGEADOS, a minha preocupação é que PADRE FÁBIO, PAULO WANDERLEY,ADEMÁRIO KING, ZÉ NOBRE, XICO BEZERRA, o radialista forrozeiro ELIAS LOURENÇO, os pesquisadores ANTIÓGENES VIANA, JOSÉ BATISTA, ASSIS ANGELO, LUIZ ARCOVERDE, JOSÉ MÁRIO DE AUSTRAGÉSILO, XICO NÓBREGA, os cantores NANDO CORDEL, FLÁVIO JOSÉ, ELBA RAMALHO, SANTANNA – O CANTADOR, ISRAEL FILHO, QUINTETO VIOLADO; IN MEMORIAM – GONZAGUINHA, HELENA GONZAGA, EDELZUÍTE RABELO, CHIQUINHA GONZAGA, NÉLSON VALENÇA, SIVUCA,
    Esta homenagem está incompleta pela ausência desse elenco gonzaguiano de peso e consistência.
    A Equipe que confeccionou a listagem, “pisou na bola”. É lamentável!

  29. edileuza freire de oliveira disse:

    Luiz Gonzaga vai ser sempre o Rei do Baião, porque nunca vai aparecer outro igual. Eu sou apaixonada pelas músicas adoro a voz dele. Parabens Exu pelo filho tão querido tão talentoso.

  30. cristiano disse:

    A primeira vez que ouvi Luiz Gonzaga, eu era muito garoto. Meu pai, fã de Gonzagão, cantarolava algumas músicas de Rei, vez ou outra. Desde o início via que aquelas músicas tinham a ver com meu povo, com a gente de minha pequena Tucano, no sertão da Bahia. Estranhava aquilo! Estranhava a relação de proximidade que eu sentia com aquelas músicas. Cada vez mais, sentia como se Gonzagão fosse alguém da família. Como que um artista nacionalmente conhecido e admirado poderia ser tão próximo da gente? Era surpreendente para uma criança sertaneja de seus seis a sete anos de idade. Gostava daquilo! Mas também, tive uma decepção. Descobrir que nosso rei não era baiano. Já admirava tanto aquele cara, que desejava que ele fosse cidadão do meu estado. Acho que foi a primeira vez que ouvi falar em Pernambuco. Um nome diferente, em que não se repetia nenhuma letra. Com uma pontinha de inveja, quis saber mais sobre aquele estado brasileiro. Que estado é este que teve o desplante de tirar Luiz Gonzaga da minha Bahia!? Pra minha surpresa, descobrir um tesouro cultural. Antes de chegar a concretizar meu orgulho de ser baiano, comecei a construir o meu orgulho de ser nordestino e brasileiro. Hoje, sou um extremado admirador da cultura pernambucana e nordestina. Devo isto a Luiz Gonzaga! Este artista nascido na pequena cidade de Exu. Lugarejo que tive o prazer de conhecer na festa do centenário do Rei. E por ironia do destino, fiz esta viagem numa das secas mais intensas de todos os tempos. Já nas proximidades de Exu, me deparei com vários animais mortos às margens da pista. Um calor de rachar! Naquele momento, via o quanto a obra de Luiz Gonzaga é atual. Vi que a sua importância, para nós nordestinos, não está apenas na música. Está, também, no social, no cultural e também no político. Ele mostrou ao Brasil, através de sua arte, o povo sertanejo, seus hábitos, costumes, sofrimentos e riquezas. Entrando em Exu, me veio uma mistura de sentimento: prazer, saudosismo, alegria, tristeza. Às vezes, era como se eu já conhecesse aquela cidade. Me senti a vontade. E percebia que todos aqueles admiradores de Gonzagão se sentiam a vontade, também. Pessoas de vários locais diferentes se falavam como se fossem velhos conhecidos. Mas a única relação entre elas era a paixão por Luiz Gonzaga. Era, realmente, um comportamento de súditos diante de seu Rei. O nosso ETERNO REI LUIZ “LUA” GONZAGA!

    VAMOS CONTINUAR OUVINDO, ESPALHANDO E DIVULGANDO A MÚSICA DESSE GÊNIO! É NOSSO DEVER DE GONZAGUIANOS! UM DEVER, DIGA-SE DE PASSAGEM, EXTREMAMENTE PRAZEROSO.

    VOCÊ QUE É GONZAGUIANO NÃO PODE MORRER SEM VISITAR O ARARIPE.
    O PRAZER É INDESCRITÍVEL!

  31. LUIZ FERNANDO DE CARVALHO ARCOVERDE disse:

    Hoje, depois de aposentado, de ter dedicado a minha vida ao magistério, há exatamente 40 anos que dedico o meu tempo disponível ao Eterno Cantador. escreví um livro que atualmente está passando por uma nova diagramação e o que me dar mais prazer é que ele traz todas as letras da discografia do Rei do Baião.
    ORGULHO DE SER PERNAMBUCANO!
    ORGULHO DE SER NORDESTINO!
    OEGULHO DE SER GONZAGUIANO!

  32. Eu também sou fã de Gonzagão. Estive no seu velório e no tringéssimo dia de falecimento, no Programa de Noticias na Radio Educadoura do Cariri na cidade de Crato/ceará do Jornalista Antonio Vicelmo grande amigo de Luiz Gonzaga, leu no momento da crônica da cidade uma crônica que foi da minha autoria relatando aquele dia em Exu – cidade Gonzaguiana.

  33. Pingback: APÓS 24 ANOS FÃ DE GONZAGÃO ME FALA DE SUA EMOÇÃO EM PARTICIPAR DO VELÓRIO DO REI DO BAIÃO EM EXÚ!!! | NA CABANA DE GONZAGÃO!

  34. Claudia Santos disse:

    Que bom que existem pessoas lutando pela conservação histórica dos grandes talentos que passaram por aqui também cresci escutando no rádio na am as canções de gonzagão.Gostaria de escrever para o autor Marcelo Leal Barbosa para parabenizá-lo pelo livro lançado em 2009 será qual o e-mail dele não colocaram para nos comunicar-mos. Que a força da cultura nordestina e de Gonzagão continue envolvendo novos talentos.

  35. Euclides Simões de Mdeiros disse:

    Parabéns pe. Fabio Mota, pelo seu trabalho de divulgar o nosso eterno rei do baião “Gonzaga”,
    me sinto orgulhoso de ser nordestino, assim como: Luiz Gonzaga,Zé Dantas,Zé Marcolino etc.
    Um abraço do amigo Euclides do Junco do Seridó-Pb.

  36. Ademilson/Aracaju disse:

    Ademilson/Aracaju
    Olá amigos Gonzaguianos, povo de Exú! Amanhã fará um ano do falecimento da D. Mundica a cozinheira por mais de duas décadas do nosso eterno “Rei do Baião” e que após a morte de Gonzagão, se manteve no Parque Aza Branca, fiel ao Rei, recebendo à todos com muita educação e orgulho de tê-lo servido por tanto tempo. Façamos todos amanhâ orações à alma de D. Mundica, pedindo à Deus que a mantenha ao lado de Gonzagão e seus familiares.

  37. Paulo de Tarso, o poeta de Tauá, autor de 13 cordéis sobre Luiz Lua Gonzaga, o Rei do Baião.
    1- A Trajetória do Rei do Baião – Vida e Sucessos de Luiz Gonzaga;;
    2- A Morte do Rei do Baião;
    3- O Encontro de Gonzaguinha Com Gonzagão no Céu;
    4- Até São Pedro Dançou no Forró de Gonzagão;
    5- Dez Anos Sem Gonzagão;
    6- O Encontro de Patativa Com Gonzagão Lá no Céu;
    7- Vinte Anos Depois Contiuamos Sem Rei;
    8- O ABC do Gonzagão;
    9- Assim Cantou Gonzagão;
    10- O Gonzagão Centenário;
    11- Luiz Gonzaga e o Estado do Ceará;
    12- O Encontro de Dominguinhos Com Gonzagão Lá no Céu;
    13- Um Quarto de Século de Saudades de Luiz Rei do Baião – Paulo de Tarso e Pedro Sampaio.
    Gonzaguiano até a TAMPA.

    • Ademilson Vieira de Melo disse:

      Parabéns Poeta Paulo de Tarso!
      Gostaria muito de adquirir as suas 13 obras de cordéis, sobre Luiz Gonzaga, o nosso eterno Rei do Baião. Meu e-mail é: ademil56@yahoo.com.br e meus Cel. (79)999935021(VIVO) e (79)98817074(OI), sendo este último também meu whatsapp. Um abraço e saudações Gonzaguianas!!!

  38. Boa tarde. A E.S. Unidos de Vila Isabel vai apresentar a cultura popular de Pernambuco e eu vou representar o Luiz Gonzaga usando uma versão de traje dele de show. Como podem me ajudar para criar a fantasia?

    Antecipadamente grato,
    MARTINHO DA VILA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s