Pórtico na entrada da cidade de Exu/PE “Bem vindo a Exu Terra de Luiz Gonzaga”!!!

image
A CABANA DE GONZAGAO (www.nacabanadegonzagao.com.br) APOIA ESSA INICIATIVA DE PROTESTO A RESPEITO DA FRASE “Bem vindo a Exu Terra de Luiz Gonzaga”!!! A Cabana de Gonzagao no ano de 2011 já protestava a esse respeito. Pe Fábio Mota – Fã de Gonzagao
Cabana_2

VEJAM NOSSO PROTESTO:
image
No pórtico da entrada de Exu seria melhor a frase principal: “Bem-vindo à Exu terra de Luiz Gonzaga abençoada por Bom Jesus!”
image
Publicado em 23 de julho de 2011 por fabiomota1977
Queridos amigos de Exu,

Sou fã de Gonzagão e amo essa terrinha maravilhosa chamada Exu. Exu ficou conhecida em todo o Brasil e no mundo como a terra de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião.

Neste período em que se aproxima o 1º Centenário do Rei do Baião é muito justo que se faça uma homenagem referenciada ao maior defensor do Brasil através da música nascido às margens do Rio Brígida. E essa homenagem é justa que seja dos habitantes de Exu nas diversas esferas (política, religiosa, social, econômica, jurídica) que foram benefeciadas por Luiz Gonzaga.

Foi em Exu que Luiz Gonzaga escolheu para viver seus últimos momentos. Na verdade ele nunca deixou Exu, pois ele levava-a em seu coração por esse Brasil à fora e volta em definitivo na década de 80. Voltou para nunca mais sair.

Nunca na história e estória de algum artista/político se viu que alguém em vida fizesse o que Luiz Gonzaga fez. Ele deixou a área nobre do Rio de Janeiro, ILHA DO GOVERNADOR, para erigir o “Quartel General do Baião” em Exu. Conforme ele mesmo falava “LÁ NO MEU PARQUE AZA BRANCA”.

Peço com carinhos aos senhores, gestores e população, não vamos brigar e, não fiquemos com birra. Nossa intenção é cultural! Vamos defender a memória de Gonzagão assim como ele defendeu a nossa. Defendeu a dignidade de Exu e a nossa de povo brasileiro.

Fico muito feliz com o pórtico que está sendo feito na entrada de Exu e como estamos querendo homenagear Gonzagão por ocasião de seu 1º Centenário vamos dizer ao BRASIL que amamos Gonzagão.

Minha sugestão e alicerçada por quem conversei é essa: “BEM VINDO À EXÚ TERRA DE LUIZ GONZAGA ABENÇOADA POR BOM JESUS”.

Justificativa:

Quem nasceu em Exú e defendeu esta cidade onde sua voz chegou foi Luiz Gonzaga. A Proteção Divina é para toda a humanidade, mas em Exu o povo se aproximou mais de Deus através da invocação ao Senhor Bom Jesus dos Aflitos.

A frase mais prudente a ser colocada no pórtico para perpétua memória deveria ser: “BEM VINDO À EXÚ TERRA DE LUIZ GONZAGA ABENÇOADA POR BOM JESUS”.

Pe Fábio Mota

Sacerdote da Igreja Católica Apostólica Romana, fã e estudioso da obra musical de Gonzagão. Defendo Exu com o mesmo respeito de Gonzagão. Queria muito ter nascido nesta terrinha maravilhosa. Nossa intenção não é falar em discursões políticas ou religiosas, mas juntos poderemos fazer uma defesa cultural.

Pórtico na entrada de Exu terá como frase principal: “Bem-vindo à Exu terra do Bom Jesus”

Publicado por Demóstenes em 21 de julho de 2011 às 09h37min

Fonte: http://www.folhadeexu.com.br/portico-na-entrada-de-exu-tera-como-frase-principal-bem-vindo-a-exu-terra-do-bom-jesus

Como já informado anteriormente pelo Blog da Folha de Exu, a Prefeitura Municipal de Exu iniciou quatro importantes obras , uma delas é o pórtico na entrada da cidade, próximo ao Trevo que dá acesso à cidade de Moreilândia, obra orçada em R$ 201.200,00. Ele terá 12 metros de comprimento e o ponto mais baixo 5 metros e 90 centímetros, a frase principal avistada por quem entra na cidade será:“BEM-VINDO À EXU, TERRA DO BOM JESUS”;já quem sai da cidade avistará:“VOLTE SEMPRE, TERRA DO BOM JESUS”. O pórtico também terá frases secundarias, abaixo das principais, em ambos os lados, com a seguinte afirmação: “BERÇO DO GONZAGÃO”.

O portal da cidade terá várias estatuas, sendo uma delas um crucifixo no ponto mais alto, dividindo as frases em ambos os lados, as outras serão 4 estátuas de aproximadamente 3 metrose 50 centímetros, sendo uma de Luiz Gonzaga segurando uma sanfona, no lado direito, e,no lado esquerdo, uma tábuacom a representação gráfica da música Asa Branca.As duas serão vistas por quem entra na cidade.

Já quem sai da cidade, avistará, no lado direito, uma imagem que, para os católicos, representa a “Virgem Maria”, com uma tábua que representa graficamente as estrofes da música “Ave Maria”.No lado esquerdo, uma imagemque também, para os católicos, representa o “O Bom Jesus dos Aflitos”, compessoas ajoelhadas a seus pés e uma tábua com a representação gráfica da letra do Hino do Bom Jesus.

Da redação do Blog da Folha de Exu

MURAL DA FOLHA DE EXÚ: Comentários a respeito de matéria na Folha de Exu em relação ao pórtico

DE RAIMUNDO DIDI PARA TODOS:

Pórtico na entrada de Exu terá como frase principal: “Bem-vindo à Exu terra do Bom Jesus”

Gostaria de saber quem é o autor deste projeto e, mais ainda, gostaria de saber como é que os senhores vereadores aprovaram este projeto. Basta um pouco de bom senso e raciocínio para perceber a incoerência desta obra. Está se aproximando o ano do centenário de Luiz Gonzaga e será construído um “Pórtico na entrada de Exu com a frase principal: ‘Bem-vindo à Exu terra do Bom Jesus’”. Que eu saiba Jesus não nasceu em Exu. Deixemos de lado questões religiosas, pois não é disso que se trata.
Fiquei muito feliz quando tomei conhecimento desta obra e a gora me sinto indignado diante de tamanho absurdo. Exu precisa se preparar para este grande evento, mas está começando errado.
Deixo aqui o meu apelo aos senhores vereadores que revejam esta obra, peço também ao senhor secretário de obras e principalmente ao secretário de cultura, pessoa que conheço e respeito, e que não entendo porque não interferiu neste projeto.
Deixo ainda o meu apelo ao editor e as pessoas que acessam este blog. Façamos alguma coisa para impedir este absurdo. Exijamos que seja estampada a frase: “bem vindo a exu terra do rei do baião Luiz Gonzaga”.

Em 21 de julho de 2011 às 10h37min

DE EDIVÂNIA PARA TODOS:

concordo com a colega Ana Elma,não tem nada haver terra do bom Jesus,tem que continuar terra de Luiz gozaga.Como é conhecida em todo brasil.

Em 21 de julho de 2011 às 15h26min

DE BIBI SARAIVA PARA RAIMUNDO DIDI:

Amigo poeta! honra-me muito ter conseguido do ministério do Turismo o recurso necessário para a construção do Pórtico. Uma vez aprovado, foi contratado um Arquiteto para fazer o projeto, isso com planta baixa, cortes etc. O projeto original previa unicamente a homenagem ao nosso conterrâneo Luiz Gonzaga. Além, dele seria construído as estátuas de Santana e Januário. Mas, infelizmente há superiores, que visando uma imagem mais “adequada” em relação a imagem de Exu, imposta principalmente nas décadas de 70 e 80 – recebendo o título de cidade mais violenta do País. Lamento meu voto ser vencido em relação ao tema e volto a falar publicamente que não concordo, embora seja extremamente religioso! Não é a vez! mas, tenho que obedecer! Acho que uma maior discussão deve acontecerem Exu. Estoua disposição de todos. Abraços.

Em 22 de julho de 2011 às 11h00min

DE RAIMUNDO DIDI PARA BIBI SARAIVA:

Caro Bibi. Fico feliz em saber a sua posição em relação a este projeto. Creio que ainda há tempo de se fazer algo para mudá-lo, para melhor é claro. Essa imagem de Exu como cidade violenta existe ainda apenas para aqueles que desconhecem o presente. Para mudarmos isso de vez, nada melhor que divulgarmos Exu como ela é: a cidade do Rei do Baião Luiz Gonzaga.
Estou com você nessa luta e sei que a grande maioria também está.

Em 22 de julho de 2011 às 12h39min

DE ANUNCIADO SARAIVA PARA ANA ELMA:

Concordo em número, gênero e grau com vc, vc foi muito feliz em suas colocações, absurdamente distorceram o projeto original, uma verdadeira falta de bom senso, de desrespeito ao nosso Rei Luiz Gonzaga.

Em 22 de julho de 2011 às 16h21min

FONTE: http://www.folhadeexu.com.br/mural

PE FÁBIO MOTA: fabiomota1977@hotmail.com e fabiomota1977@gmail.com

Anúncios
Esse post foi publicado em Não categorizado. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Pórtico na entrada da cidade de Exu/PE “Bem vindo a Exu Terra de Luiz Gonzaga”!!!

  1. Pingback: O PÓRTICO, EM HOMENAGEM AO REI DO BAIAO, NA CIDADE DE EXU É REALIDADE EM EXU, 2014!!! | NA CABANA DE GONZAGÃO!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s