SETEMBRO… É FESTA NA ARTE MUSICAL DO REI DO BAIÃO!!!

É FESTA NA ARTE MUSICAL DO REI DO BAIÃO!!!
 
É ANIVERSÁRIO DE GONZAGUINHA… É ANIVERSÁRIO DE PE GOTHARDO LEMOS (FILHO E FÃ DO DE GONZAGÃO)
 
GONZAGÃO(*13/12/1912 +02/08/1989) E GONZAGUINHA (*22/09/1945 +29/04/1991)
 
 
GONZAGUINHA
GONZAGUINHA (*22/09/1945 +29/04/1991)
 
PE GOTHARDO LEMOS
PE GOTHARDO LEMOS * 22/09/1928 e ordenado padre no dia 02/12/1951.
 
 
Padre Gothardo e Chiquinha Gonzaga no PARQUE AZA BRANCA em Exú – Pernambuco

IPC: Padre Gothardo e Chiquinha Gonzaga – FOI MUITO BONITO ESSE MOMENTO. EU ESTAVA PASSEANDO NO PARQUE AZA BRANCA QUANDO DE REPENTE ME DEPAREI COM ESSAS DUAS PESSOAS QUE ADMIRO IMENSAMENTE. O ASSUNTO ESTAVA MUITO BOM E FIQUEI ACOMPANHANDO À DISTÂNCIA E REGISTREI ESSE MOMENTO PARA MIM E PARA A POSTERIDADE GONZAGUEANA.

 

ERAM PE GOTHARDO LEMOS(ANTIGO FÃ E AMIGO DA FAMÍLIA DE LUIZ GONZAGA) E CHIQUINHA GONZAGA(IRMÃ DO REI DO BAIÃO) QUE CONVERSAVAM E FAZIAM LEMBRANÇAS DO PASSADO, INCLUSIVE, A CONVIVÊNCIA QUE TIVERAM COM O REI DO BAIÃO NAQUELE ESPAÇO. MUITO ME ALEGRAVA OUVIR, DISCRETAMENTE E DISTANTE, SOBRE O DIA QUE EXÚ PAROU PARA RECEBER SEU FILHO ILUSTRE. NAQUELE MOMENTO MEUS OLHOS MAREIJARAM…

Queridos fãs e admiradores da obra musical de nosso querido Rei do Baião, Luiz Gonzaga!

Tenha grata satisfação de registrar que no acervo gonzagueano o aniversário de duas pessoas que são muito importantes no registro da história do povo brasileiro. É bem verdade que isso Gonzagão já fez em suas músicas. Registro o aniversário de Pe Gothardo Lemos que ainda vive entre nós. Pe Gothardo é o autor da música "Obrigado João Paulo" registrada na voz de nosso saudoso Luiz Gonzaga. E também, registro o aniversário de nosso inesquecível Gonzaguinha que foi vítima das estradas. E de suas inúmeras poesias registro a mais bela que acho "Prece por Exú Novo" – um pedido de PAZ de pai e filho registrada na voz e sanfona do Rei do Baião.

OBRIGADO JOÃO PAULO

( Pe. Gothardo Lemos e Luiz Gonzaga)

 

De longe viestes

Pra estar no Nordeste

No meu Ceará

Teu gesto tão nobre

No rico e no pobre

Não se apagará

Da fé, peregrino

Ao Pastor Divino

Vieste adorar

Trazendo ao meu povo

Fervor todo novo

Pra Deus mais amor

 

João PauloII

De Deus, grande graça

O povo te abraça

Em ti, ver Jesus

Feliz te agradece

Por o visitares

E a Cristo adorares

Na terra da luz

 

Há séculos sofrendo

Rigor mais tremendo

De um clima feroz

O povo suporta

A fé nos conforta

Deus luta por nós

Se fica, padece

Se parte, entristece

Mas mostra o valor

De quem na pobreza

Descobre a riqueza

Da fé no Senhor

 

João Paulo II…

 

Na tua passagem

A minha homenagem

Filial no Senhor

A terra sofrida

A mim tão querida

Beijaste com amor

Também eu te beijo

Meu maior desejo

É beijar tua mão

E fazer-te de veras

Promessas sinceras

De amar sempre o irmão

 

João Paulo II…

A tua visita

É graça bendita

Pro povo cristão

É felicidade

Privar da amizade

Do teu coração

Pastor muito amado

De amor nosso brado

A Deus levarás

E a Roma voltando

Saudades deixando

Entre nós ficarás

 

João Paulo II…

 

 

PRECE POR EXÚ NOVO

(Gonzaguinha)

Seu moço

É tão triste a história

Que já nem sei do começo

Não gosto de sua lembrança

E quando lembro estremeço

Eu era ainda criança

E tudo já estava no avesso

Amor demais deu em ódio

Tomou as contas de um terço

Pai Nosso, nos salve Maria

Não deixe esses filhos sem berço } bis

 

São tantos ódios à solta

São tantas vezes a cruz

São tantos corpos tombados

São tantas vidas sem luz

São tantas vezes a raiva

Descendo o seu negro capuz

É tanto sangue e maldade

Que só o canto traduz

Pai Nosso nos salve Maria

Ajude a gente Jesus } bis

 

E vamos embora daqui

Meu Deus não dá pra ficar

Meu Cristo, eu quero sumir

Eu vou fugir pra acolá

Exu ficando vazio

E o povo buscando lugar

Adonde havia alegria

Sobrevive o mal-estar

Pai Nosso, nos salve Maria

Da lei do morrer ou matar } bis

 

Que os poderosos se matam

Problema é do poder

Mas sempre sobra pros pobres

Isso eu não posso entender

Acaba restante uns quatro

Pra tentar se resolver

Quatro tiros, quatro mortes

E ninguém há pra  nascer

Pai Nosso, nos salve Maria

A morte não pode vencer } bis

 

Pois é, meu pai Januário

Parece que a paz não vingou

Nas terras do teu pé de serra

Acauã só agorou

Canta mais triste o Assum Preto

Mais triste do que já cantou

No céu, já não vejo Asa Branca

Foi simbora e não voltou

Pai Nosso no salve Maria

Padim Ciço, por favor } bis

 

E entra ano e sai ano

E tudo sem solução

Confio que a juventude

Com sua revolução

Nos traga o amor e acabe

O horror desta tradição

E assim, permita meu povo

Que volte pro meu sertão

Nos mostre Pai Nosso e Maria

Irmão ajudando irmão } bis

 

PE FÁBIO MOTA
(FÃ DE GONZAGÃO)

Esse post foi publicado em Música. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para SETEMBRO… É FESTA NA ARTE MUSICAL DO REI DO BAIÃO!!!

  1. MUNIZ GONZAGA partiu
    Para a nova dimensão
    Foi atender o chamado
    De Deus Pai da criação
    E aproveitar pra rever
    O seu mano Gonzagão.

    Enlutado o coração
    Transmitimos esta mensagem
    Mas lembrando que seu nome
    Mantém a grande postagem
    No Nordeste Brasileiro
    Na mais longínqua paragem.

Deixe um comentário

