O REI SEM TRONO… NOSSO GONZAGÃO!!!

          

           

            O Brasil inteiro ainda lamenta inconsolavelmente, a perda em que tivemos do maior defensor do Nordeste. Para Benito di Paula, Luiz Gonzaga não somente o Rei do Baião, “mas o Rei do povo, porque foi dele a conquista da coroa.” Ele foi o Rei coroado pelo povo, trazendo consigo uma sanfona, um chapéu e um gibão. Sua maior inspiração foi em Lampião, de quem tinha grande admiração.

            O Velho “Lua” foi Rei, mas nunca sentou-se no trono, um Rei que não teve a oportunidade de ver todos os seus planos realizados. Ele foi o Rei que sentia de perto o clamor de seu povo. Não era feliz quando via sua gente sofrendo e sem paz. Sua maior alegria foi quando conseguiu pacificar as famílias de sua terra natal, Exu.

            “Seu Lula” passou toda a sua vida na luta por seu Nordeste tão querido e nunca em suas andanças negou sua identidade. Na dinastia do baião Gonzaga é o Rei, a Carmélia Alves é a Rainha e tanto e tantos outros que estão defendendo o baião, criado por Gonzaga. Hoje somos órfãos por  não tê-lo em nosso meio, nossa cultura parou de ser documentada na vasta e estimada obra do filho de Seu Januário e de Dona Santana.

            Luiz Gonzaga em sua vida terrena, foi um grande exemplo de humildade e de dedicação. Gostaria de lembrar aqui, as últimas palavras do Rei concedida à imprensa no dia 02 de junho de 1989: “Já recebi e ganhei muitas. As outras homenagens naturalmente depois que eu morrer virão. Até já quiseram dar estátua, mas eu digo não. Pelo amor de Deus, isso não!” Mas a manhã do dia 02 de agosto de 1989, não sairá de nossa memória. Luiz Gonzaga entregava-se a Deus.

 

                                                                                              Pe Fábio Mota                                                                                                                

Anúncios
Esse post foi publicado em Música. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para O REI SEM TRONO… NOSSO GONZAGÃO!!!

  1. Walter disse:

    Gostaria de saber mais sobre os autores da música Ave Maria Sertaneja.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s