SEU JANUÁRIO, O MESTRE DOS 8 BAIXOS!!!

 

 SEU JANUÁRIO, O PAI DE GONZAGÃO E O  MESTRE DOS 8 BAIXOS!!!

            Januário José dos Santos, nascido a 25 de setembro de 1888, procede, não se sabe bem se de Flores ou Pajeú das Flores, em Pernambuco. Fugindo da seca, o jovem chega à Fazenda Caiçara, a 12 quilômetros de Exu, em 1905, acompanhado de seu irmão Pedro Anselmo.

            Aquele homem que brincava com os oito baixos era motivo de admiração e alegria para quem o escutava. Sempre foi muito respeitado por onde quer que passasse. Era o homem do silêncio, só falava o necessário e de grande entendimento intelectual, apesar de nunca ter freqüentado uma escola. Foi durante sua vida um exímio sanfoneiro.

            Durante sua existência, o “Vovô do Baião” foi um homem dedicado à família. Ao lado de sua primeira esposa, Dona Santana, soube muito bem educar seus filhos na tradição religiosa e no respeito humano. Deste matrimônio tiveram nove filhos, todos criados na Fazenda Caiçara, que o acolheu com carinho.

            Januário sempre amou o seu querido Araripe. Deu prova disto em 1960, quando Dona Santana faleceu. Já com todos os filhos radicados no Rio de Janeiro, o “Mestre dos oito baixos” ficou morando sozinho no Araripe, de junho ao início de novembro. Com o apoio de Luiz Gonzaga na conscientização dos irmãos para o casamento. Seu Januário casou-se com Dona Maria Raimunda de Jesus, na matriz de Exu, cuja cerimônia religiosa foi celebrada pelo Pe. Mariano, no dia 05 de novembro de 1960.

            Ao lado de Dona Maria Raimunda, Seu Januário adotou um bebê com três dias de nascido. Foi registrado pelo casal como filho legítimo com o nome de João Batista Januário. Nascido no dia 12 de março de 1962, é o único dos filhos que ainda vive em Exu. O mestre dos oito baixos foi um grande exemplo de pai e de bom vizinho.

            Seu Januário nos deixou, partindo para a eternidade no dia 11 de junho de 1978. Deixou uma lacuna no coração de cada exuense que o conheceu, que o apreciava tocando seus oito baixos ao cair da tarde. As tradições religiosas foram preservadas por muito tempo recebendo a colaboração daquele sanfoneiro respeitado da região.

            Hoje só nos resta lembra o dia 25 de setembro, data de seu nascimento, com uma certa tristeza por não termos, desde 1978, Seu Januário em nosso meio. Quanta contribuição ele deu à Fazenda Caiçara e à cidade de Exu, sendo mais tarde projetado em todo o Brasil pelo seu filho Luiz Gonzaga.

 

 

 

                                                           Fábio Mota (Colecionador e pesquisador de Luiz Gonzaga)

 

 

IPC: Você me encontra no Orkut:

Para ver a página da comunidade ‘Chiquinha Gonzaga A Pé de Ouro’, visite: http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=19845323

Para ver a página da comunidade ‘Gonzagão cantou para o Papa!’, visite: http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=19843903

 


[1] Publicado no Jornal Correio da Semana no dia 23 de setembro de 2000.

Anúncios
Esse post foi publicado em Não categorizado. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para SEU JANUÁRIO, O MESTRE DOS 8 BAIXOS!!!

  1. francisco moreira de sousa disse:

    Oi, meu nome é Francisco moreira de Sousa sou cearence, cresci ouvindo o Luiz Gonzaga,
    hoge moro em brasília, e sempre que escuto uma reportagem sobre o velho lula e sobre o pai dele eu me emociono. Pra mim Luiz Gonzaga´, foi e sempre vai ser o único. eu tenho plano de voltar pra o nordeste, e em quanto eu tiver vida, e lembrar das musicas dele vou cantar para a terceira idade e para aqueles que quizerem apreciar.
    obrigado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s